Viver

Duas semanas de jazz com nove concertos em Caldas da Rainha e Marinha Grande

29 out 2021 09:00

Caldas nice Jazz começa esta sexta-feira e volta a trazer músicos nacionais e estrangeiros

duas-semanas-de-jazz-com-nove-concertos-em-caldas-da-rainha-e-marinha-grande
Samara Joy, vencedora do Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019
DR

Para quem tem o hábito de acompanhar espectáculos de jazz, as próximas duas semanas são especialmente ricas, no distrito de Leiria, com nove concertos agendados, os primeiros no Caldas nice Jazz, que começa já esta sexta-feira, os últimos no Festival de Jazz da Marinha Grande, que termina a 13 de Novembro.

Samara Joy, vencedora do Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019, é apresentada como “uma estrela que parece subir a cada apresentação”; já Nik Bärtsch é descrito como “um dos pianistas mais proeminentes do mundo” e “um filósofo da música”. E há ainda o regresso a Portugal do pianista Tord Gustavsen em formato trio, o disco I am the escaped one de Carlos Bica tocado ao vivo com Daniel Erdmann e DJ Illvibe e a Viagem ao Jazz Português: Novos Talentos pela Orquestra Jazz de Matosinhos. Todos vão estar na décima edição do Caldas nice Jazz, até 6 de Novembro, no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha.

Os primeiros a ir ao palco são Nik Bärtsch (sexta-feira, 29 de Outubro, pelas 21:30 horas) e Carlos Bica (no dia seguinte, à mesma hora).

O director artístico do Caldas nice Jazz, Carlos Ribeiro Mota, declara no texto de apresentação do festival que o projecto “não é uma opção comercial nem popular”, pretende, pelo contrário, consagrar “a diversidade cultural, técnica e instrumental” e apresentar “uma verdadeira oferta singular no panorama regional”.

Daí que tenha procurado desde o início “proporcionar uma ideia de globalização, ou seja, possibilitar que uma comunidade como Caldas da Rainha (e região Oeste) pudesse usufruir, mesmo contra as lógicas pseudo-culturais regionalistas/populistas, de uma diversidade extraordinária de sonoridades”.

No cartaz, revela-se ainda a exposição 7 anos Jazz Toon, com 45 ilustrações da autoria de Bruno Prates, que desde 2015 tem desenhado as principais figuras do do Caldas nice Jazz; o workshop O Círculo da Voz II, com Manuel Linhares, no sábado, 30 de Outubro; e a conferência Os Grandes Standards do Jazz: Uma Viagem Sonora e Comentada, a 5 de Novembro, pela mão do investigador João Moreira dos Santos (autor do programa Jazz 2, na ‘Antena 2) e do cantor, compositor e guitarrista Cláudio Alves.

Entretanto, o sétimo Festival de Jazz da Marinha Grande arranca a 5 de Novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, com concerto de Ricardo Pinheiro e Miguel Amado.

No dia seguinte, actua o Trio Paulo Bandeira. O programa inclui, ainda, Mano a Mano e Ricardo Formoso, respectivamente, nos dias 12 e 13 de Novembro.