Sociedade

Dona de lar em Fátima multada por cremar corpo de idosa sem a família saber

21 set 2022 09:04

Tribunal de Santarém condenou proprietária a uma multa de 540 euros.

dona-de-lar-em-fatima-multada-por-cremar-corpo-de-idosa-sem-a-familia-saber
Redacção/Agência Lusa

O Tribunal de Santarém condenou, esta terça-feira, a proprietária de um lar de idosos em Boleiros, Fátima, ao pagamento de uma multa de 540 euros por profanação de cadáver, absolvendo-a dos crimes de falsificação e de burla qualificada na forma tentada.

O colectivo de juízes apenas deu como provado que a arguida mandou cremar, sem o conhecimento da família, o corpo de uma idosa que estava ao seu cuidado e que morreu, de causas naturais, em Novembro de 2017, não tendo entregado as cinzas aos familiares.

A mulher era ainda acusada de ter tentado ocultar a morte e de ter gizado um plano para cobrar, através de uma acção cível sobre o património da idosa, um valor de 15.000 euros, de mensalidades alegadamente não pagas.

Durante o julgamento, o Tribunal de Santarém deu como não provados um crime de burla qualificada e dois crimes de falsificação de documento, de que vinha acusada pelo Ministério Público.

Por outro lado, não reconheceu à demandante do pedido de indemnização civil (a cunhada da idosa) legitimidade, por não se encontrar na linha de herdeiros, quanto a danos não patrimoniais, e deu como não provados os alegados danos patrimoniais, pelo que se pronunciou igualmente pela absolvição nesta parte.