Sociedade

Domingos Sequeira tem 39 profissionais sem vacina

21 mai 2021 18:43

Escola sem respostas há cerca de duas semanas

domingos-sequeira-tem-39-profissionais-sem-vacina
Task force contacta direcção da escola após ser confrontada com informação do Jornal de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

Trinta e nove docentes e funcionários do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (AEDS), em Leiria, continuam a aguardar por um contacto para serem vacinados contra a Covid-19, há cerca de duas semanas.

“Estamos completamente esquecidos. O 1.º ciclo do agrupamento já foi vacinado a 27 de Março. Eu também trabalho com esses alunos e continuo sem receber a vacina”, desabafa Cristina Marques, psicóloga do agrupamento.

Além desta técnica, outros elementos do AESD possuem idade para realizarem o auto-agendamento e “nem assim conseguem ser contactados para a vacinação”. A primeira lista enviada pela AEDS continha alguns contactos desactualizados. Alertada para o efeito, a direcção da escola enviou uma nova listagem com os dados correctos. A Direcção- Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) confirmou a recepção da informação.

“Nos centros de saúde não nos dizem nada. A DGEsTE também diz que não pode fazer nada e continuamos em situação de risco e a colocar os nossos alunos em risco”, salienta Cristina Marques.

Contactados pelo JORNAL DE LEIRIA, os ministérios da Educação e da Saúde remeteram para a Task Force, qualquer esclarecimento. “Os casos pontuais de profissionais que, face à dimensão da operação planeada, não tenham tido oportunidade de ser vacinados, uma vez identificados, têm vindo a ser agendados e vacinados”, garante fonte da Task Force, lembrando que em 30 de Abril, ainda faltavam vacinar cerca de 45 mil profissionais da educação e das respostas sociais. A mesma fonte revela que vai contactar a AEDS para perceber esta situação em concreto.