Sociedade

Docente de Ourém distinguido com prémio de investigação na área da mecânica computacional

5 ago 2025 15:00

Natural de Ourém, Diogo Neto é docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

docente-de-ourem-distinguido-com-premio-de-investigacao-na-area-da-mecanica-computacional
Diogo Neto foi distinguido com o Prémio Jovem Investigador Prof. João Martins
Universidade de Coimbra

Diogo Neto, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), natural de Ourém, acaba de ser distinguido com o Prémio Jovem Investigador Prof. João Martins, pelo trabalho que tem desenvolvido na área da Mecânica Aplicada e Computacional.

Atribuído pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC), este galardão tem como objectivo "reconhecer jovens investigadores cujo percurso se destaca pela excelência científica e pelo contributo significativo para o avanço da mecânica aplicada e computacional em Portugal", explica uma nota de imprensa da Universidade de Coimbra.

No mesmo comunicado, a instituição salienta que a distinção "reflecte o impacto da actividade de investigação científica desenvolvida por Diogo Neto" no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da FCTUC, não qual é investigador.

“Este prémio, sendo a distinção mais relevante na área da mecânica computacional a nível nacional, representa um reconhecimento muito significativo do trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido na FCTUC”, afirma Diogo Neto.

Citado por aquela nota de imprensa, o investigador considera que o prémio é também "um estímulo adicional para continuar a desenvolver modelos numéricos avançados capazes de resolver problemas complexos de engenharia, nomeadamente simulação computacional de processos de fabricação".

A entrega do prémio acontecerá em julho do próximo ano, no decorrer do Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, que terá lugar em Gijón, Espanha, evento internacional ao qual a APMTAC se encontra associada.

A Câmara de Ourém aprovou, esta segunda-feira, um voto de reconhecimento a Diogo Neto, pelo prémio e pelo trabalho que tem desenvolvido.