Sociedade

Do Soutocico para chef de cozinha do Aurora em Macau

27 jul 2019 00:00

Hélder Amaral já trabalhou em França, Suíça e Dubai.

do-soutocico-para-chef-de-cozinha-do-aurora-em-macau-10496
Maria Anabela Silva

Em criança, dizia que queria ser arquitecto, embora “não tivesse muito jeito para tal” e já então gostasse de cozinhar. Desafiado por um amigo, com quem tinha uma banda de música, acabaria por ingressar na Escola Profissional de Leiria, onde tirou o curso de cozinha. Hoje, com 30 anos, Hélder Amaral é chef do Restaurante Aurora, no Hotel Altira Macau, que integra o famoso guia Michelin.

Antes, o jovem, natural do Soutocico, freguesia do Arrabal, Leiria, trabalhou em vários restaurantes em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em França, Suíça e Dubai. O peixe, “qualquer que seja”, é o seu ingrediente de eleição.

As primeiras recordações que Hélder Amaral tem da sua ligação à cozinha remetem-no para a infância. “Não me passava pela cabeça ser cozinheiro, mas sempre gostei de cozinhar com a minha irmã e com o meu pai lá em casa”, conta.

Entretanto, havia um outro gosto que também ganhava força na vida do jovem, o da música, que, de forma indirecta, lhe determinou o futuro. Hélder explica como: “O interesse [pela cozinha] surgiu com um grande amigo, o Ricardo Camponês. Na altura, tínhamos uma banda e fazíamos uns concertos nuns bares em Leiria. Um dia, antes de um concerto, dissemos um para o outro: 'e se fôssemos tirar o curso de cozinha?'

Inscrevemos-nos na Escola Profissional de Leiria. Foi assim que tudo começou”. Enquanto estudava, trabalh

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ