Viver

Do clube Blue Note em Nova Iorque para o 27.º Festival Jazz Valado

9 abr 2024 11:05

Já é conhecido o programa completo do próximo Festival de Jazz de Valado de Frades

do-clube-blue-note-em-nova-iorque-para-o-27o-festival-jazz-valado
Abe Rábade e Rale Micic vão actuar na sala da BIR a 17 de Maio
Olga Brycht

Tem origem na sala da Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) de Valado de Frades e é lá que vai acontecer o maior número de concertos, mas o programa circula por outros cinco espaços.

O pianista Abe Rábade e o guitarrista Rale Micic, que se apresentaram recentemente em duo no Blue Note, um dos mais afamados clubes de jazz de Nova Iorque, destacam-se no cartaz do 27.º Jazz Valado, com encontro marcado para a sala da BIR, a 17 de Maio.

Na edição de 2024, o Festival de Jazz de Valado de Frades, que continua a ser dirigido pelo maestro Adelino Mota, conta também com o trio do pianista francês Remi Panossian, os Mano a Mano (Bruno e André Santos com a cantora Rita Redshoes), a cantora Paulo Oliveira acompanhada por um quinteto no espectáculo Flores de Saramago, a Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia do Valado e a DixieNaza Jazz Band.

Do programa consta ainda um momento de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril com a Big Band do Município da Nazaré e o cantor João Afonso, uma residência artística com três músicos portugueses e três músicos franceses e o Hugo Trindade Organ Trio em concertos comentados nos centros escolares da Nazaré e do Valado.

No total, 10 concertos, entre 1 e 25 de Maio.

O alinhamento contempla dois concertos no Cineteatro da Nazaré, quatro concertos na sala da BIR, um concerto na Praça 25 de Abril em Valado de Frades, uma animação de rua na marginal da Nazaré e dois concertos nos centros escolares da Nazaré e do Valado.