Sociedade

Distrito tem 532 pessoas inscritas para votar em confinamento

18 jan 2021 20:25

Recolha dos votos decorrerá amanhã, terça-feira, e no dia seguinte, por equipas constituídas pelas câmaras municipais. Será feita em casa de quem está confinado ou nos lares.

distrito-tem-532-pessoas-inscritas-para-votar-em-confinamento

No distrito de Leiria há 532 eleitores em confinamento obrigatório, por decisão das autoridades de saúde, e idosos em lares inscritos para que o voto às eleições presidenciais seja recolhido em casa ou na instituição onde se encontram. A nível nacional, inscreveram-se 12.906 pessoas.

A recolha do voto decorrerá amanhã, terça-feira, e no dia seguinte. Será feira por equipas constituídas pelas câmaras municipais, devidamente equipadas e cumprindo as regras da Direcção-Geral da Saúde.

Leiria é concelho do distrito com mais pessoas inscritas para votar em confinamento ou em lares (133), seguindo-se Pombal (86), Alcobaça (66), Caldas da Rainha (57), Peniche (52), Marinha Grande (35), Porto de Mós (23), Batalha (18), Nazaré (17), Alvaiázere (12), Pedrógão Grande (11), Ansião (9), Bombarral (5), Figueiró dos Vinhos (4) e Óbidos (4). No Ourém, no distrito de Santarém, inscreveram-se 110 pessoas.

O prazo para as inscrições terminou este domingo. Só poderiam fazer este pedido os eleitores a quem tenha sido decretado confinamento pelas autoridades de saúde pública até quinta-feira, 14 de Janeiro, ou seja, dez dias antes das presidenciais.

De fora, ficou quem ficou confinado a partir de sexta-feira, seja por estar doente, seja por isolamento profilático (devido a um contacto com uma pessoa infectada), já não poderia pedir para votar antecipadamente.

Este domingo, teve lugar o voto antecipado em mobilidade. No distrito havia 9910 pessoas inscritas, tendo-se registado filas em alguns concelhos, nomeadamente em Leiria. Quem estava inscrito mas não conseguiu votar ontem, pode fazê-lo no dia das eleições, a realizar no domingo, dia 24, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.