Sociedade

Distrito de Leiria recolheu mais de 37 toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos

15 jan 2021 15:43

Centro Escolar de Alcobaça lidera top distrital no programa Depositrão

distrito-de-leiria-recolheu-mais-de-37-toneladas-de-residuos-electricos-e-electronicos
Programa Depositrão está em funcionamento há 13 anos
DR

Ano Novo, nova imagem e resultados que superam as expectativas na 12.ª edição da Geração Depositrão, o maior programa de sensibilização ambiental do País, que visa (in)formar as crianças e jovens – e, através destes, a população em geral - acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

No ano passado, o distrito de Leiria foi responsável pela recolha de mais de 37 toneladas de REEE e pilhas, posicionando a região no top do desafio Geração Depositrão, destacando-se a ação do Centro Escolar de Alcobaça. Este estabelecimento de ensino somou mais de 12 toneladas de resíduos, contribuindo fortemente para a representatividade da região a nível nacional.

No top 3 do distrito encontramos, também, o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (EB Carvalhal Benfeito) com mais de 3,5 toneladas e a  Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, com cerca de três. Note-se que Leiria é um dos distritos que marca presença no Top 5, a nível nacional, pela primeira vez.

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, esta campanha é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, e o Programa Eco-Escolas (ABAE) com o objetivo de estimular a entrega de destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.

No ano letivo 2019/2020,  as escolas e entidades portuguesas que participaram nesta edição da Geração Depositrão recolheram cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de RP&A, fechando o programa com a recolha de cerca de 400 toneladas, considerando um total de 427 pontos de recolha em todo o País, o que se traduz no peso médio de recolha equivalente a mais de 900 quilos.

Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de Ensino, salientam os promotores em comunicado.