Sociedade

Distrito de Leiria em aviso laranja no sábado devido à agitação marítima

29 fev 2024 12:02

O IPMA prevê "ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir dez metros de altura máxima"

distrito-de-leiria-em-aviso-laranja-no-sabado-devido-a-agitacao-maritima
Passeios junto ao mar devem ser evitados durante este fim-de-semana
Ricardo Graça/Arquivo

O distrito de Leiria estará sob aviso laranja no sábado devido à agitação marítima, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para hoje, o instituto já emitiu o aviso amarelo, que se prolonga até às 6 horas de sábado, com “ondas de noroeste com quatro a cinco metros”.

A partir dessa hora, e até às 21 horas de sábado, o alerta meteorológico será laranja, prevendo-se um agravamento da agitação marítima, devido às “ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir dez metros de altura máxima”.

No domingo, dia 3 de Março, o IPMA mantém o distrito de Leiria em aviso amarelo, até às 7 horas.

Face às previsões, a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomendam que toda a população mantenha “um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras”, ao alertar que os “cuidados devem ser redobrados”.

Recomendam, igualmente, que a amarração seja reforçada, com uma vigilância apertada nas embarcações atracadas e fundeadas.

Ambas as autoridades lembram que devem ser evitados passeios junto ao mar, “de onde se destacam os molhes de protecção dos portos”, mas também passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias.

“Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, sublinham ainda a Marinha e a AMN.