Sociedade

Diploma prevê mais eucalipto para a floresta da região

11 nov 2021 10:15

Após o aumento registado em 2019, há a perspectiva de um novo alargamento do limite da área onde se poderá plantar eucalipto na região. Proposta do Governo prevê mais 3.564 hectares.

diploma-preve-mais-eucalipto-para-a-floresta-da-regiao
Maria Anabela Silva

A área de eucalipto pode vir a aumentar em vários concelhos da região. Isto se for publicada, tal como está, a proposta de portaria que revê os limites autorizados para a plantação desta espécie fixados nos Planos Regionais de Ordenamento da Floresta (PFOF), em vigor desde 2019.

De acordo com a proposta de diploma, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, aos actuais 73.519 hectares de eucalipto existentes no distrito e concelho de Ourém poderão acrescer mais 3.564 hectares, o que representa um aumento na ordem dos 4,8% face à área actual.

Segundo a proposta, está previsto um alargamento da área de eucalipto em dez dos 17 concelhos da região: Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Peniche e Pombal.

Em todos, os limites máximos de área potencial para eucalipto sobem 10% em comparação com o que está definido nos respectivos PROF, com excepção de Leiria e de Pombal, onde os aumentos previstos são de 4,4% e de 3%, respectivamente.

Em termos absolutos, Ourém é, na região, o concelho com o maior aumento possível (mais 842 hectares), seguindo-se Leiria, com 599 hectares, e Caldas da Rainha, com 570 hectares.

Nos municípios afectados pelo grande incêndio de 20

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ