Viver

Dino D'Santiago em concerto junto à Sé de Leiria. A Porta anuncia o cartaz completo do festival

30 mai 2023 08:38

Música, artes e actividades em família ocupam já este mês o centro histórico de Leiria com a curadoria do festival A Porta

dino-dsantiago-em-concerto-junto-a-se-de-leiria-a-porta-anuncia-o-cartaz-completo-do-festival
Dino D'Santiago: concerto em Leiria a 16 de Junho
DR

De 11 a 18 de Junho, o festival A Porta regressa ao centro histórico de Leiria, e este ano com, entre outros, Dino D'Santiago, Cave Story, Puta da Silva, Shunaji, Julián Mayorga, Sunflowers, L’Homme Statue, Soluna, Unsafe Space Garden e equinōcio (vencedores do prémio para a melhor performance tradicional nos IPMA 2023).

A organização anunciou o cartaz completo de concertos, com três palcos principais e ainda espectáculos na Stereogun e no Jardim da Vala Real, entre outros espaços.

Dino D’Santiago vai estar no Palco da Sé, junto à Sé de Leiria, no dia 16 de Junho, tal como Soluna e Unsafe Space Garden, enquanto a 17 de Junho se apresentam L'Homme Statue (Congo, Costa do Marfim, Brasil), Sunflowers e Cave Story,

No Palco Terreiro, dia 16 de Junho actuam Shunaji (Itália, Inglaterra) e Femme Falafel (vencedora do festival Termómetro 2023); já no dia 17 é a vez de Puta da Silva (Brasil), bbb Hairdryer, nëss e A Sul.

No Palco Gato Preto, no largo conhecido pelo mesmo nome, apresenta-se a 17 de Junho uma nova geração de bandas emergentes de Leiria: The Third Floor, Confused Minds, Terrible Mistake e The Speechless Monologue.

A Stereogun recebe Julián Mayorga (Colômbia) e Bacanal Tropical (dj set) a 16 de Junho e Cookie Jane e C'est Fantastique + Alex D'Alva Teixeira (dj set) a 17 de Junho.

No Jardim da Vala Real, a 18 de Junho, tocam Carol Kê (dj set), o Coletivo Gira e Vasco Ribeiro.

Haverá, por outro lado, mini-concertos com pequenos artistas da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, na Mercearia do Sr. Ferreira e na Chapelaria Fonseca.

No programa para a infância e famílias, a Portinha, estão divulgadas quase duas dezenas de actividades, algumas sujeitas a inscrição, em que se destacam, por exemplo, o teatro para bebés No Fundo do Mar, a performance “Castelos Arco-Íris”, em que uma drag queen contará histórias com temáticas de inclusividade para crianças, jovens ou adultos, e a oficina e peddy papper “À Descoberta de Korrodi”.

Mas há mais na Portinha: oficina de monotipia, leitura dramatizada, pilates, teatro, a biodiversidade do rio Lis, espectáculo de fantoches, dança criativa, vídeo, música e cozinha.

Já no programa 1001 Portas, são quase 30 as actividades conhecidas, também com algumas sujeitas a inscrição. O performer Rui Paixão, que integrou o Cirque du Soleil, é o nome mais mediático e vai vestir a pele do palhaço Godot.

Outras propostas incluem pilates, yoga e dança, oficinas de grafia de luz, cianotipia ou pintura de retratos, frisbee, stand up paddle no rio Lis, worskshop e performance de dança do ventre, magia cómica, tai chi, showcooking, pintura mural, música popular, retratos escritos, massagem de som com taças de cristal, voz e didgeridoo, origamis, dança criativa e um mercado maroto com rope bondage japonês e shibari.

Na oitava edição do festival A Porta, a Rua Direita é o principal cenário, mas no domingo, 18 de Junho, o evento muda-se para o Jardim da Vala Real.