Viver

Dias do Jazz nas Caldas da Rainha em Outubro e Novembro

11 out 2023 19:00

Centro Cultural e de Congressos (CCC) acolhe três concertos nos próximos dias

dias-do-jazz-nas-caldas-da-rainha-em-outubro-e-novembro
Mário Barreiros vai a palco com o Quarteto do Mar
DR
Redacção/Agência Lusa

Seis concertos e duas jam sessions são a proposta do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha para a edição 2023 dos Dias do Jazz, festival que começou no dia 30 e termina em Novembro.

A programação deste ano arrancou com blues, num concerto de warm up que levou ao palco do Centro Cultural e de Congresso (CCC) a norte-americana Pat Cohen e o seu espectáculo Mother Blues.

Os concertos de jazz arrancam em 12 de Outubro (quinta-feira), com o Quarteto do Mar – de Mário Barreiros, que apresenta nas Caldas da Rainha temas do álbum Dois Quartetos Sobre o Mar.

No trabalho discográfico, gravado em Julho e Agosto de 2021, junta-se à bateria de Mário Barreiros o quarteto Pacífico - que assim foi denominado para se distinguir do outro, o Abissal -, no qual acuam Ricardo Toscano no sax alto, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo.

Na sexta-feira (13) será a vez de Elas e o Jazz, com Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon a recriarem o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.

Finalmente, a fechar o fim de semana, no sábado sobe ao palco a Big Band da Nazaré, com Cristina Maria, num concerto intitulado Há Fado no Jazz.

Os Dias do Jazz voltam ao palco do CCC no dia 10 de Novembro com Manuel de Oliveira a apresentar Ibéria, acompanhado por Jorge Pardo e Carles Benavent (músicos fundadores do sexteto de Paco de Lucia).

No sábado, dia 11, o programa despede-se com Carmen Souza, cantora cabo-verdiana que tem seguido uma carreira internacional.

No CCC estará em destaque Interconnectedness, o décimo álbum da cantora “que expõe as vulnerabilidades trazidas pela pandemia e explora a forma como estamos todos interconectados”, pode ler-se na sinopse divulgada pelo CCC.

A par dos espectáculos, o festival Dias do Jazz inclui ainda duas jam sessions com alunos do Hot Clube de Portugal assim como outras actividades paralelas.

Os bilhetes para os espectáculos têm um custo de 12,50 euros (10 euros para estudantes e seniores) e o CCC disponibiliza um livre trânsito no valor de 45 euros, válido para todos os concertos de Outubro e Novembro.