Saúde

Dia Mundial da Diabetes assinalado em Leiria com debate

12 nov 2023 16:00

A iniciativa reúne investigadores, médicos, nutricionistas, profissionais do desporto e pessoas com diabetes, e tem lugar esta terça-feira, 14 de Novembro, na Livraria Arquivo

dia-mundial-da-diabetes-assinalado-em-leiria-com-debate
Sessão realiza-se na Livraria Arquivo, em Leiria
DR

Aumentar a literacia sobre a diabetes e discutir os mais recentes avanços científicos é o objectivo do debate agendado para esta terça-feira, 14 de Novembro, em Leiria, para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. A iniciativa realiza-se pelas 17:30 horas, na Livraria Arquivo.

Os temas abordados incluem a origem dos vários tipos de diabetes, a importância da modificação do estilo de vida na prevenção da doença, opções de tratamento e as últimas pesquisas científicas na área.

Participam na sessão Alexandra Vieira, directora de Serviço Endocrinologia do Centro Hospitalar de Leiria, Rita Chaves, da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes ACES Pinhal Litoral, Raquel Oliveira, nutricionista, Rogério Salvador, fisiologista do exercício e coordenador do mestrado em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde, Maria Guarino, investigadora, e Manuel Azenha, utente com diabetes tipo 2.

O debate enquadra-se no conjunto de sessões de divulgação do Grupo de Estudos de Investigação Fundamental e Translacional da Sociedade Portuguesa de Diabetologia em cinco cidades portuguesas (Leiria, Lisboa, Coimbra, Vila Real e Porto), em celebração do Dia Mundial da Diabetes.