Sociedade

Dia Aberto da ESTG conquista alunos para os seus cursos

24 mar 2016 00:00

Escola Superior de Saúde também abriu portas este ano

dia-aberto-da-estg-conquista-alunos-para-os-seus-cursos-3500

Ao longo das edições de Dia Aberto, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria tem conseguido conquistar alunos do ensino secundário para os seus cursos.

Foi o caso de Samuel Faria, do curso de Engenharia de Gestão Industrial. “Vim à ESTG com a escola. Nem era para vir a este departamento, mas visitei-o e fiquei decidido. Eu gostava de seguir gestão, mas queria mais polivalência. Visitar a ESTG ajudou-me a organizar as ideias”, confessa. Samuel Faria considera que esta iniciativa é muito importante sobretudo para os “indecisos”.

“Há cursos que são desconhecidos e ao abrirmos as portas os alunos ficam a saber qual a oferta.” Miguel Gaspar e Inês Carreira são alunos no 12.º ano do Colégio Dr. Luís Pereira, em Leiria, e consideram a visita à ESTG “uma mais-valia” para terem oportunidade de obter “mais informação” sobre algumas.

Com o objectivo de seguir Engenharia Informática, Miguel Gaspar admite concorrer à ESTG.

“Este dia é muito importante porque ajuda os alunos indecisos a terem uma pequena ideia e a obterem informações sobre o futuro”, refere Rita Oliveira, que acompanhou algumas escolas.

A aluna de Engenharia Informática revela que os estudantes do secundário fazem-lhe muitas perguntas sobre as cadeiras que tem no curso, o tipo de projectos que desenvolvem, quando é que começam a programar e como funciona a escola. Simular uma linha de produção para optimizar a confecção do maior número de peças no menor tempo possível foi um dos desafios lançados na Academia Siemens da ESTG aos estudantes que passaram por lá.

Ricardo Duarte, aluno da Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, também aplaude a realização do Dia Aberto.

“Temos de decidir se queremos prosseguir estudos no ensino superior ou não. Para quem está indeciso e não conhece bem o que é o ensino superior esta é uma boa oportunidade.” O jovem gostaria de seguir a área de Gestão e Marketing, mas “não no IPLeiria”.

Também a sua colega Eduarda Silva, que pretende seguir Economia ou Solicitadoria, não tenciona candidatar-se à ESTG, pois prefere ir para “uma universidade”.

O sub-director Nuno Rodrigues admite que o nome 'universidade' continua ainda a ter algum peso na escolha dos alunos, apesar da empregabilidade dos cursos e da qualidade reconhecida pelas entidades externas.

O docente acrescenta que a ESTG...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo