Sociedade

Detido pela GNR por estar na posse de faca borboleta foi condenado a 500 euros de multa

1 fev 2023 16:50

Fiscalização em São Martinho do Porto resultou na detenção de homem de 29 anos

detido-pela-gnr-por-estar-na-posse-de-faca-borboleta-foi-condenado-a-500-euros-de-multa
Posse de facas borboleta é proibida sem licença
GNR

Um homem de 29 anos foi detido pela GNR de São Martinho do Porto por estar na posse de duas armas proibidas e canábis e condenado a 500 euros de multa que pode ser substituída por 100 horas de serviço comunitário.

O Comando Territorial de Leiria da GNR informa que, no dia 30 de Janeiro, deteve em flagrante um homem de 29 anos por posse de arma proibida, na localidade de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça.

No decorrer de uma acção de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram o condutor de um veículo que manifestou um comportamento suspeito.

Após a revista pessoal de segurança e uma busca ao veículo, os militares verificaram que o suspeito tinha na sua posse oito doses de canábis e duas armas proibidas, vulgarmente conhecidas como “faca borboleta”, motivo que levou à sua detenção.

O detido foi constituído arguido e presente ao Tribunal Judicial de Alcobaça, que o condenou a sete meses de pena suspensa e 500 euros de multa ou 100 horas de serviço comunitário.

A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida.