Sociedade

Dessalinização pode ser solução para a falta de água

22 set 2022 11:00

Há zonas do País a reclamar soluções para retirar água potável do mar e Peniche e o Oeste poderiam liderar o movimento, mas ainda falta melhorar o regadio e as reservas.

dessalinizacao-pode-ser-solucao-para-a-falta-de-agua
Jacinto Silva Duro

“Temos energia renovável, do sol e do vento, e temos água salgada”. Para Sérgio Leandro, investigador do MARE, do Politécnico de Leiria e director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, na região temos tudo o que é preciso para transformar água do mar em água doce e usá-la para consumo humano ou na agricultura, se tal for necessário.

Num momento onde 44,8% do território está em estado de seca extrema e o restante em seca severa, a busca de fontes alternativas de água para consumo humano, indústria e agricultura é um tema na ordem do dia. Água resultante de processos mais caros como a dessalinização ou processamento em ETAR com tratamento terciário ou ainda o armazenamento da chuva são algumas das opções.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ