Sociedade

Desfecho trágico na viagem de finalistas abala comunidade de Alcobaça

13 abr 2022 13:02

Somam-se mensagens de apoio e votos de pesar, entre os quais da empresa que organizou a viagem

desfecho-tragico-na-viagem-de-finalistas-abala-comunidade-de-alcobaca
Daniela Franco Sousa

A morte de Xavier Rodrigues, jovem de 18 anos, natural de Alcobaça, durante a viagem de finalistas em Marina d’Or, em Espanha, deixou a comunidade abalada. Desde a notícia do falecimento do aluno do Agrupamento de Escolas de Cister, que aconteceu na madrugada de terça-feira, somam-se as mensagens de apoio à família, da parte de particulares, bem como votos de pesar emitidos por diferentes clubes e associações, partidos políticos, do agrupamento escolar e também da Sporjovem, empresa que organizou a viagem.

Na sua página de Facebook, a agência de viagens começa por referir que “na origem do trágico falecimento estão razões relacionadas com problemas de saúde pré-existentes e que de forma súbita e inesperada tiraram a vida a um jovem de 18 anos”.

Informa ainda que “a equipa de emergência e Socorro da Sporjovem prestou imediato auxílio no hotel onde o jovem se encontrava hospedado, não logrando, infelizmente, inverter o desafortunado rumo dos acontecimentos”.

De acordo com a agência, “o jovem ainda foi transportado para o hospital geral de Castellon em ambulância dos Serviços Médicos espanhóis, tendo nesse mesmo hospital sido declarado o óbito”.

A Sporjovem acrescenta ainda que “disponibilizou já todo o apoio necessário, tanto à família do jovem falecido, como a todos os colegas que viajavam juntamente com o malogrado aluno, apoio esse que se manterá”. Deixa condolências à família, bem como a todos os amigos.

Também o Agrupamento de Escolas de Cister, na pessoa da directora, manifesta “o seu profundo pesar pelo falecimento do aluno Xavier Rodrigues, filho da professora Helena Rodrigues e do senhor presidente da Câmara Municipal de Alcobaça”.

Recorde-se que, ainda ontem, a autarquia emitiu um voto de pesar, endereçando pêsames ao presidente e à sua família. Nessa altura, contactada pelo JORNAL DE LEIRIA, Inês Silva, vereadora da Educação, também vice-presidente do município, explicou que o estudante se sentiu mal e foi hospitalizado, sendo desconhecidas as circunstâncias que terão levado ao óbito.

Referiu, também, que foi de imediato enviado um carro de apoio, com três psicólogos, dois vereadores e um professor, que foram ao encontro do grupo de 60 estudantes. Esta manhã, Inês Silva informou que os alunos já partiram de regresso, encontrando-se em Badajoz.

Questionada sobre a mensagem da Sporjovem, que relaciona a morte com problemas de saúde pré-existentes e também sobre notícias avançadas por alguns media, que referem que o jovem se terá sentido mal depois de ter visto o seu quarto assaltado, a vice-presidente mantém que estão ainda por apurar as circunstâncias que levaram ao falecimento do aluno.