Economia

Desesperados com prejuízos, agricultores anseiam por caça aberta ao javali

9 jul 2023 08:00

Plano estratégico e de acção para controlar a população de javalis no País já foi apresentado, mas falta mudar a lei

desesperados-com-prejuizos-agricultores-anseiam-por-caca-aberta-ao-javali
Imagens captadas por câmaras no âmbito do estudo sobre a população de javalis em Portugal
ICNF
Daniela Franco de Sousa e Maria Anabela Silva

Estima-se que existam entre 300 a 400 mil javalis em Portugal, com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a reconhecer a necessidade de reduzir essa população entre 10 a 20% nos próximos cinco a 10 anos. O estudo e o plano estratégico e de acção para controlar a população de javalis no País já foi apresentado, com propostas concretas que passam pela “profissionalização” de caçadores e pela dilatação do período de caça à espécie.

E, citado pela Lusa, o secretário de Estado da Conservação da Natureza revelou que o Governo irá propor o alargamento dos períodos de caça ao javali a “praticamente todo o ano”. Contudo, enquanto a lei não muda, os agricultores desesperam com os prejuízos causados pelos animais.

“A situação está de tal maneira que os agricultores não podem produzir nada, seja milho, batata ou vinho. Até os muros de pedra seca destroem, à procura de caracóis”, refere António Ferraria, presidente da Assembleia Geral da União de Agricultores do Distrito de Leiria,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ