Economia

Desafios da digitalização vencem-se com mudança de atitude e qualificação

14 dez 2017 00:00

Tertúlia Capital humano, o maior activo das empresas, promovida pelo JORNAL DE LEIRIA, que contou com cerca de 200 pessoas, debateu este e outros temas

desafios-da-digitalizacao-vencem-se-com-mudanca-de-atitude-e-qualificacao-7816
Raquel de Sousa Silva

A “batalha” decorrente dos desafios associados à digitalização, à internet das coisas e à chamada indústria 4.0 só poderá ser ganha se os recursos humanos possuírem “melhores competências”.

Para isso, é preciso qualificar os activos e requalificar os desempregados, defendeu António Saraiva anteontem na tertúlia promovida pelo JORNAL DE LEIRIA para discutir o tema Capital humano, o maior activo das empresas.

No evento, realizado no edifício Nerlei, em Leiria, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) lembrou na sua intervenção inicial que são os recursos humanos qualificados que diferenciam umas empresas das outras, porque máquinas e equipamentos todas podem comprar.

Devido a “políticas erradas de formação”, porque boa parte dos dinheiros dos fundos europeus são absorvidos pelo sector público, e porque os governos têm feito “uma enorme confusão” entre educação e formação, há hoje escassez de recursos humanos qualificados.

Paulo Ribeiro, partner da PwC, considerou que a digitalização fará com que no futuro deixe de haver trabalho nas áreas mais rotineiras.

Metade dos processos actualmente existentes em sectores como alojamento e restauração, manufactura, transportes e armazenagem, agricultura, comércio, indústria mineira e construção têm potencial de automação. “Imaginem o impacto que isto vai ter no emprego”, alertou. “As pessoas que hoje fazem essas tarefas em breve vão deixar de ter trabalho”.

Também este orador considerou que a “reciclagem” da mão-de-obra é fundamental, porque temos um conjunto de trabalhadores com competências que “provavelmente não vão ser necessárias no futuro”, pelo que se impõe a sua reconversão para a era digital.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ