Sociedade

Deputados eleitos por Leiria candidatos a líderes parlamentares do PS e PSD

29 mar 2022 13:02

Eurico Brilhante Dias é o nome proposto por António Costa, enquanto pelos sociais-democratas Paulo Mota Pinto também irá avançar.

deputados-eleitos-por-leiria-candidatos-a-lideres-parlamentares-do-ps-e-psd
Paulo Mota Pinto, cabeça-de-lista do PSD pelo circulo eleitoral de Leiria, é candidato a líder parlamentar

Eleitos deputados pelo círculo eleitoral de Leiria, Eurico Brilhante Dias e Paulo Mota Pinto deverão ser os novos líderes dos grupos parlamentares do PS e do PSD, respectivamente.

Depois de na semana passada António Costa ter anunciado o nome de Eurico Brilhante Dias para assumir a liderança da bancada socialista, esta segunda-feira, Paulo Mota Pinto anunciou que será candidato a líder parlamentar dos sociais-democratas.

Cabeça-de-lista pelo distrito de Leiria nas últimas legislativas e presidente do Conselho Nacional do PSD, Paulo Mota Pinto decidiu avançar após conversa com Rui Rio.

“Após análise da situação política nacional, e conversa com o presidente do PSD, Rui Rio, chegámos à conclusão de que deveria ser candidato a líder parlamentar, prestando esse serviço ao partido”, afirmou o social-democrata em declarações à agência Lusa.

As eleições para a escolha do sucessor de Adão Silva na liderança da bancada dos sociais-democratas deverão realizar-se na próxima semana.

Professor universitário e antigo juiz do Tribunal Constitucional entre 1998 e 2007, Paulo Mota Pinto foi vice-presidente do PSD sob a liderança de Manuela Ferreira Leite e deputado entre 2009 e 2015.

Por seu lado, Eurico Brilhante Dias é o nome proposto por António Costa para suceder a Ana Catarina Mendes, que vai para o Governo, como líder parlamentar do PS.

Nas últimas legislativas, o até agora secretário de Estado da Internacionalização ocupou o segundo lugar na lista do PS pelo circulo eleitoral de Leiria.

Entretanto, esta terça-feira, a Assembleia da República eleita nas legislativas de 30 de Janeiro reúne-se pela primeira vez.