Economia

Depois dos confrontos, empresários de diversão voltam hoje ao protesto

9 nov 2016 00:00

Sector em luta pela descida do IVA

depois-dos-confrontos-empresarios-de-diversao-voltam-hoje-ao-protesto-5352

Os empresários de diversão, boa parte deles com negócios sediados nos concelhos do interior do distrito de Leiria, terminaram ontem, terça-feira, um protesto de mais de 12 horas, que passou por vários ministérios em Lisboa e que envolveu confrontos com a polícia.

Hoje, dia 9, os manifestantes voltam ao protesto, adianta o Jornal de Notícias, uma contestação que se pode prolongar, diz a associação do sector, até quinta-feira em frente aos ministérios das Finanças, da Economia e da Cultura, Palácio de Belém, à Presidência do Conselho de Ministros.

O seu objectivo, explica Luís Paulo Fernandes, presidente da Associação Portuguesa dos Empresários de Diversão, é voltar a ter alvarás da cultura que lhes permite descer o IVA de 23% para 13%.

"Desde 2013 que estes empresários lutam pela aplicação da resolução 80/2013, aprovada por todos os partidos políticos no parlamento e publicada em Diário da República", recorda o jornal.

O documento "recomenda ao Governo o estudo e a tomada de medidas específicas de apoio à sustentabilidade e valorização da actividade das empresas itinerantes de diversão", acrescenta a mesma fonte.