Economia

Depois da Zara também a Bershka e a Pull&Bear fecham no centro de Leiria

19 jan 2017 00:00

Até Março, Pull&Bear e Bershka vão encerrar. Zara deixou edifício O Paço no Verão

depois-da-zara-tambem-a-bershka-e-a-pullbear-fecham-no-centro-de-leiria-5764
Raquel de Sousa Silva

A Bershka do Edifício Garage, em Leiria, vai fechar em Março. Também a Pull&Bear vai encerrar, já no final de Janeiro segundo foi possível apurar. Depois da Zara, e em menos de um ano, o grupo espanhol Inditex fecha assim três espaços de comércio de pronto-a-vestir no centro da cidade.

Pedro Faria, proprietário do edifício onde a Bershka abriu portas em Maio de 2009, confirma que o espaço fechará em Março. Já recebeu aliás uma carta de rescisão do contrato de arrendamento, nos prazos previstos na lei.

Documento que, segundo disse ao JORNAL DE LEIRIA, não adianta qualquer motivo para o fecho. Em causa poderão estar entre 15 a 20 postos de trabalho. Para o espaço estão já em cima da mesa várias possibilidades de ocupação.

A funcionar na Avenida Heróis de Angola, também a Pull&Bear vai fechar (a marca, tal como a Bershka, tem uma outra loja aberta no LeiriaShopping). Tudo aponta para que tal aconteça já no final deste mês, de acordo com a informação que vários trabalhadores transmitiram ao Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

Valter Ferreira, dirigente deste sindicato, refere que trabalham na loja cerca de 15 pessoas, a maioria das quais ficará desempregada.

“Este tipo de encerramentos é completamente obscuro, sobretudo em grupos como o Inditex, que não dá sequer qualquer explicação para os motivos por trás do fecho das lojas”, diz Valter Ferreira. “Contorna a lei com dinheiro, ou seja, oferece nas rescisões valores ligeiramente acima da lei e as pessoas, completamente desamparadas, sabendo que vão ficar sem emprego, aceitam”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.