Economia

Deco organiza terceiro leilão de energia

25 fev 2016 00:00

“A falta de energia no mercado liberalizado” levou a Deco a organizar um novo leilão. Desta vez, além dos consumidores particulares, também os condomínios se podem inscrever

deco-organiza-terceiro-leilao-de-energia-3178
Raquel de Sousa Silva

Para conseguir tarifários “claros, atractivos e com condições que não prejudiquem os consumidores”, a associação Deco decidiu promover um terceiro leilão de energia, que vai realizar-se a 21 de Abril. Os interessados podem inscrever-se até dia 15 desse mês no site www.paguemenosenergia.pt.

Desta vez, a associação procura todos os tipos de tarifários, desde a eletricidade (simples e bi-horária), a gás natural ou à oferta conjunta. “O consumidor fica livre de mudar apenas uma das energias ou ambas”. Para aumentar a concorrência, vamos realizar-se leilões regionais.

Os fornecedores de menor dimensão podem participar, em função do seu posicionamento no mercado. “Assim, criamos a oportunidade de apresentarem boas ofertas, sem comprometerem o nível de serviço e de qualidade que exigimos a todos os fornecedores”, explica a Deco no seu site.

Outra novidade é o leilão paralelo que vai ser feito para os condomínios. “Verificámos que as ofertas de electricidade dirigidas a estes espaços são pouco variadas. Por isso, procuramos propostas interessantes, mas adaptadas”. Neste caso, o leilão será para apenas para electricidade e para potências até 41,4 kVA, tanto para a tarifa simples como para a bi-horária.

Para poderem entrar no leilão, os comercializadores têm de aceitar que a Deco reveja as condições gerais e particulares dos seus contratos, para garantir que respeitam os direitos dos consumidores. Comprometem-se ainda a assegurar níveis de serviço de apoio a clientes e tratamento de reclamações adequados às melhores práticas do mercado.

O valor da tarifa só poderá mudar na sequência de uma actualização das tarifas de acesso às redes, obrigatória para todos, como ocorreu em Janeiro deste ano, ou devido a alterações legislativas, como a taxa de IVA, que sejam repercutidas no preço final pago pelo consumidor.