Desporto

David Rosa assinou por equipa chinesa

28 jan 2016 00:00

Tropix: é este o nome da nova equipa do atleta olímpico de Fátima. “É um passo que tinha de dar”, enfatiza.

david-rosa-assinou-por-equipa-chinesa-2925

Há pouco mais de um ano, em Outubro de 2014, o JORNAL DE LEIRIA dava voz à insatisfação de David Rosa. O atleta olímpico estava cansado de não conseguir um contrato com uma equipa profissional de cross country – por norma associadas a marca de bicicletas – devido à exiguidade do mercado luso.

Apontava até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em Agosto deste ano, como deadline. Se nenhum convite aparecesse iria dedicar-se a dar aulas.

Senhoras e senhores, podem ficar descansados. O atleta de Fátima, 23.º classificado em Londres'2012 e que terminou 2015 em 24.º lugar do ranking mundial UCI (Union Cycliste Internationale), acaba de firmar contrato com a Tropix, marca de bicicletas chinesa, por uma temporada.

O primeiro contacto surgiu em Julho do ano passado por intermédio de uma das lendas vivas da modalidade, o francês Miguel Martinez, campeão olímpico em 2000. Em Setembro, o atleta de Fátima, de 29 anos, rumou à China para tratar dos detalhes do contrato.

David Rosa lutava com armas diferentes dos principais adversários no topo da hierarquia do cross country olímpico. Enquanto a maioria representava equipas de fábrica, com todo o apoio possível e imaginário, o familiar dos pastorinhos não fazia milagres, mas tinha de se desenvencilhar sozinho em variadíssimas ocasiões.

Umas vezes até contava com o staff federativo, mas houve casos em que precisou de encontrar alguém que lhe desse os bidões no decorrer das provas.  

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo