Viver

Danças tradicionais de Porto de Mós inspiram novo disco do Grupo AIRE

16 set 2021 18:30

Apresentação acontecerá no domingo, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

Marisa Barroso
Marisa Barroso
Anne Clément
Anne Clément
Sara Vidal
Sara Vidal
Emiliana Silva
Emiliana Silva
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Samuel Louro
Samuel Louro
Redacção/Agência Lusa

O primeiro disco do grupo AIRE, será lançado amanhã, dia 17 de Setembro, com o objectivo de promover o património tradicional de Porto de Mós.

A proposta é inspirada num conjunto de 16 danças tradicionais daquele concelho e faz parte do projecto Danças de Porto de Mós, que procura preservar a herança e a tradição dos grupos folclóricos daquele território.

A coordenadora e mentora do grupo AIRE, Marisa Barroso, refere à Agência Lusa que o projecto procura dar uma reviravolta às músicas e é uma proposta inovadora, que aproxima “a arte popular, a arte contemporânea e a pedagogia”.

Entre Loureiros, Passe Catres, Fadinhos, Choutices ou Vá de Rodas, a mentora explica que há danças ora mais difíceis, ora mais fáceis, que podem ser praticadas por pessoas “dos dois aos 80 anos”.

O grupo é formado por Anne Clément (nas flautas de bisel e voz), por Sara Vidal (na harpa celta e também na voz), por Emiliana Silva (no violino), por Rafael Gomes (na concertina) e por Samuel Louro (na bateria, na percussão e na guitarra).

Após o lançamento do disco Danças de Porto de Mós, o baile-concerto de apresentação tem lugar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, a acontecer no domingo, a partir das 16 horas.