Sociedade

Crowdfunding procura ajudar DJ Ruca que enfrenta problema grave de saúde

30 ago 2023 11:54

Leiriense vai precisar de duas próteses e de apoio psicológico

crowdfunding-procura-ajudar-dj-ruca-que-enfrenta-problema-grave-de-saude
Ruca foi DJ durante muitos anos em Leiria
DR

Ruca como Rui Pedro Silva, é conhecido em Leiria está a lutar há alguns anos com complicações de saúde, que resultam da diabetes tipo 1. A irmã do DJ lançou um crowndfunding para reunir fundos e ajudar nas despesas médicas que Ruca enfrenta diariamente.

Depois de ter sido amputado à perna direita, o DJ de 48 anos perdeu a perna esquerda desde a coxa, refere a irmã no descritivo da página de angariação de fundos.

Ana Silva explica que o Ruca sofre de Diabetes Tipo 1 desde os 8 anos. "Ao longo dos anos desenvolveu patologias associadas as quais algumas têm vindo a ser ultrapassadas e outras têm evoluído para quadros clínicos mais complexos e irreversíveis", escreve a irmã.

Órfãos de pais há alguns anos, Ruca tem recebido a ajuda de outros familiares mais próximos e de amigos, mas os valores que terá de suportar com os gastos médicos são elevados e os 450 euros que recebe de pensão de invalidez não dão para cobrir.

Após a amputação das duas pernas, "será impossível para ele voltar à sua rotina normal e à sua casa sem ter de passar por um processo de reabilitação física intenso numa unidade de cuidados continuados e reabilitação, que embora comparticipada em parte pela Segurança Social, tem custos para ele impossíveis de suportar de momento".

Segundo a irmã, o processo de adaptação às próteses poderá ser entre três a seis meses.

Além do aspecto mais físico, Ruca necessita de apoio psicológico "crucial" a pacientes com este tipo de patologia, mas que até ao momento não conseguiu usufruir. "Tudo isto importa custos que não são passíveis de serem suportados com a reforma de invalidez e ajudas familiares que lhe são concedida, pois esse valor é direccionado para as outras despesas de vida normais, casa, contas etc, que tem que continuar a ser regularizados mensalmente", alerta a irmã.

Para já, o custo da clínica será de 270 euros mensais, o que ao fim de seis meses perfaz um valor de 1620 euros. A consulta de psicologia/ terapia semanal é de 60 euros (1.440 euros em seis meses). A consulta de psiquiatria custa 70 euros por mês, num total de 420 euros, explica Ana Silva.

"Tudo isto perfaz um valor de 3480 euros, divididos por seis meses (580 euros por mês)", revela .

"Com tudo isto, venho em nome dele pedir a ajuda de cada um de vós (...) para que juntos consigamos dar ao Ruca a ajuda física e psicológica, a força e a motivação que ele precisa para ir em busca de uma nova vida e de novas possibilidades. Esta será a meta inicial para o ajudar. Todos os valores que conseguirmos angariar a mais serão para mais sessões de apoio psicológico, para obras de reestruturação da casa dele e eventualmente outros tratamentos e apoio domiciliários que serão necessários", reforça.

Lançado esta terça-feira, o crowndfunding tinha reunido 8.393 euros, às 12:12 horas de hoje.