Sociedade

Crowdfunding para trazer mota de marinhense que morreu no Paquistão ultrapassou valor

13 ago 2023 17:49

Jovem da Marinha Grande estava a dar a volta ao mundo quando sofreu um acidente

crowdfunding-para-trazer-mota-de-marinhense-que-morreu-no-paquistao-ultrapassou-valor
Nuno Castanheira tinha 28 anos
DR
"O sonho do Nuno era dar a volta ao mundo de mota. Iniciou esta aventura a 21 de Maio de 2023 e pretendia passar por mais de 50 países ao longo de 2 anos. Infelizmente, quando circulava na zona de Dalbandin, no Paquistão, sofreu um trágico acidente e não resistiu aos ferimentos."
 
É assim que começa o texto de um crowdfunding lançado por Joaquim Pontes, que apelou à generosidade de todos para poder trazer a mota de Nuno Castanheira, de 28, jovem da Marinha Grande que estava a dar a volta ao mundo de mota e morreu no Paquistão, quando o seu motociclo colidiu com uma camioneta.
 
"Lançamos esta campanha de angariação com o objectivo de atingir 4500 euros, que serão utilizados para trazer a mota do Nuno de volta a casa em coordenação com a família. Queremos que a mota seja um símbolo da sua coragem e determinação, uma lembrança viva do sonho que o Nuno ousou perseguir", lê-se na angariação de fundos.
 
Em menos de 24 horas, a campanha alcançou 4.709 euros, estando já encerrada.
 
Joaquim Pontes explica que o acidente, "do qual o Nuno não teve responsabilidade, ocorreu pelo embate frontal com uma pick-up quando se fazia acompanhar, de acordo com as regras locais, por uma viatura de segurança que o seguia atrás".
 
"Durante 72 dias, pudemos acompanhar a emocionante viagem do Nuno através do seu Instagram (@missionunplug), no qual partilhava a realização do seu sonho, a beleza dos lugares que descobria e as pessoas com quem se cruzava. A sua coragem e determinação inspiraram muitos de nós e é nossa missão honrar o legado do Nuno", lê-se ainda na página.
 
Joaquim Pontes adianta que o contacto com as "autoridades locais já foi feito e está assegurado o regresso do Nuno através do seguro de viagem". No entanto, o "transporte da mota tem custos associados e gostávamos de honrar a sua aventura trazendo a mota de regresso a Portugal".