Sociedade

Crianças exibem dotes para as contas

23 jun 2018 00:00

1.ª edição do Campeonato Nacional Multipli, em Leiria

criancas-exibem-dotes-para-as-contas-8853

Cerca de 130 crianças de 34 escolas de todo o País disputaram, na quintafeira, a 1.ª Edição do Campeonato Nacional Multipli, organizado pelos Departamentos de Matemática e de Matemática e Ciências da Natureza, do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), e da Alfiii.

Com o apoio da Associação de Professores de Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática, o evento pretende “potenciar o desenvolvimento do pensamento lógico e dos conhecimentos relativos à tabuada”, adianta Fernando Sebastião, um dos elementos da Comissão Organizadora.

Durante uma tarde, alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos disputaram várias rondas, tendo por base o jogo de cartas Multipli, um jogo de tabuada ao contrário que permite treinar a multiplicação de uma forma divertida.

Sempre que um pedido era lançado para a mesa pelo árbitro, os alunos tinham de colocar de imediato as duas cartas correspondentes aos factores de uma possível multiplicação. O mais rápido a acertar ganhava. O vencedor da ronda foi quem somou mais cartas.

“O objectivo é realizar as próximas edições em Leiria, afirmando o campeonato como um desígnio nacional do IPL, da Alfiii e da cidade”, salienta Fernando Sebastião.

Os vencedores foram Maria Amaral (3.º ano, Colégio Conciliar Maria Imaculada, Leiria), David Luz (4.º ano EB Santo António, Rio Meão), Arthur Longo (5.º ano, Escola os Aprendizes, Cascais), Miguel Carvalho (6.º ano, Colégio Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha).