Sociedade

Crianças e reclusos envolvidos no combate à lagarta da pinheiro

24 mar 2017 00:00

Projecto pretende colocar abrigos para chapins nas árvores.

criancas-e-reclusos-envolvidos-no-combate-a-lagarta-da-pinheiro-6152

O Município de Leiria apresentou terça-feira, 21, Dia Mundial da Árvore, o Projecto Chapim - projecto ecológico para o controlo da lagarta do pinheiro.

O objectivo é "mitigar esta praga", através do chapim, uma ave, predador natural, colocando abrigos nas árvores e evitando, assim, a "utilização de químicos" ou "queima dos ninhos", explicou Ana Valentim, vereadora da Câmara Municipal de Leiria, responsável pelos Espaços Verdes.

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria (EPL) produziram os abrigos para os chapins. José Ricardo Nunes, director do EPL, salientou a importância que este projecto tem para os reclusos, uma vez que lhes dá a a oportunidade de "contribuir para o necessário ciclo natural da mudança e renovação".

Por seu lado, Mário Oliveira, presidente da Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, frisou o perigo que a lagarta do pinheiro apresenta para pessoas e animais, em especial para as crianças, "causando alergias e problemas respiratórios".

Pretende-se que este projecto seja relacionado com a vertente pedagógica, explicou o ambientalista, adiantando que serão dinamizadas "acções de formação junto dos professores".

Segundo Ana Valentim, estão já inscritas neste projecto cerca de 50 escolas, e pretende-se alargar a iniciativa às IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) de Leiria.

Após a instalação dos abrigos, aguardar-se-á que, até ao próximo Inverno, "os chapins apareçam", disse Mário Oliveira. "Estamos nas mãos da natureza", concluiu.

A iniciativa partiu de uma organização do Município de Leiria e da Oikos, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria e com a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.