Covid-19

#covid19pt Desde Março, distrito de Leiria regista 526 casos positivos de infecção pelo coronavirus

18 jun 2020 11:01

Dados apresentados foram validados pelo CDOS, às 00:05 horas, de hoje, dia 18 de Junho

covid19pt-desde-marco-distrito-de-leiria-regista-526-casos-positivos-de-infeccao-pelo-coronavirus
Alcobaça é, depois de Leiria, o concelho com mais casos detectados de infecção por Covid-19
DR

Como era de esperar, o relatório de hoje do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) faz a contabilização dos 29 utentes e dez funcionários do Lar de Aljubarrota que testaram positivo à infecção por Covid-19, engrossando o número de casos que, nos últimos dias, não pára de crescer no distrito.

Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, reconhece tratar-se de uma situação “preocupante” e adianta que, entre as famílias dos utentes há dois casos confirmados e pelos menos um caso suspeito de Covid-19. Novos dados deverão ser comunicados ao longo do dia de hoje.

Dos 482 casos de infecção (número total de infectados identificados desde Março), do dia 15, a contabilização saltou para 526, ontem, dia 17. Mais 44 confirmações de infecção pelo coronavirus, em apenas 48 horas.

Desde Março, a contabilidade total de casos no distrito é a seguinte: 

(Nota: atendendo a que, por questões de confidencialidade a DGS não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções, quando o número é inferior a três, a diferença, excluindo os óbitos, revela o número de casos activos.)

Leiria, concelho com maior número de doentes por Covid-19, mantém o número de casos positivos identificados. São 97, com 88 recuperados.

Alcobaça ultrapassou Caldas da Rainha e tem agora 94 casos identificados de Covid-19 (ontem, eram 69) e 38 recuperados.

Caldas da Rainha mantém, desde ontem, os 86 casos de infecção testados positivo, 31 recuperados, três óbitos e 52 casos activos.

Segue-se Pombal, com 83 casos de infecção testados positivo (mais um desde ontem), 56 recuperados, dez óbitos e 17 casos activos.

Peniche tem 33 casos de infecção testados positivo (mais um do que ontem) e nove recuperados. O Bombarral apresenta 29 casos de infecção testados positivo e cinco recuperados.

Alvaiázere apresenta 27 casos de infecção testados positivo, 22 recuperados, cinco óbitos e nenhum caso activo.

A Marinha Grande conta com 18 casos de infecção testados positivo e 15 recuperados.

Segue-se Óbidos com 13 casos de infecção testados positivo, três recuperados e dez casos activos.

O relatório mostra que Porto de Mós tem 12 casos de infecção testados positivo e oito recuperados.

Já Ansião conta com nove casos de infecção testados positivo, sete recuperados e dois casos activos.

O fundo da tabela, estão a Batalha, com oito casos de infecção testados positivo, seis recuperados e dois casos activos; Figueiró dos Vinhos, com sete casos de infecção testados positivo e seis recuperados; a Nazaré com cinco casos de infecção testados positivo e um recuperado; Pedrógão Grande com quatro casos de infecção testados positivo, quatro recuperados e nenhum caso activo de infecção e, por fim, Castanheira de Pera, com um testado positivo, um recuperado e sem casos activos.
 
No total do distrito de Leiria, há 29 mortos, situação que se mantém desde o dia 15 de Junho.

Em Ourém, no distrito de Santarém, o Município reporta agora 50 casos confirmados, 46 recuperados e quatro activos. São os mesmos números apresentados desde há uma semana.

O boletim divulgado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, que se baseia em dados fornecidos pelas autoridades de saúde pública nos agrupamentos de centros de saúde do distrito de Leiria, segue as orientações da Direcção-Geral da Saúde e não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções relacionadas com a Covid-19 quando o número é inferior a três, por questões de confidencialidade.