Covid-19

Covid-19: três funcionárias e uma utente infectadas em lar de Vieira de Leiria

16 nov 2020 11:02

Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria tem, ao todo, 19 utentes, que já foram testados

covid-19-tres-funcionarias-e-uma-utente-infectadas-em-lar-de-vieira-de-leiria
Contágio descoberto depois de o marido de uma funcionária ter testado positivo para o SARS-CoV-2
DR

Testes positivos para Covid-19 no Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria levaram ao cancelamento das visitas aos idosos que se encontram no lar.

Está infectada uma utente (já colocada em isolamento) e três funcionárias (que permanecem em casa), confirmou há momentos ao JORNAL DE LEIRIA o presidente da direcção, padre Sérgio Fernandes.

Para já, nenhum dos quatro casos obrigou a tratamento hospitalar ou internamento.

Foram testados os restantes utentes da instituição – ao todo são 19 – e também o pessoal que presta serviço na instituição, com resultados negativos.

O contágio foi detectado a meio da semana passada depois de se saber que o marido de uma funcionária tinha testado positivo para Covid-19, o que levou à realização de testes no Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria.

Segundo o padre Sérgio Fernandes, as funcionárias do lar de idosos trabalham em espelho, ou seja, 15 dias nas instalações e 15 dias fora, logo, por precaução, a equipa a que pertencem as funcionárias infectadas “está toda em casa e à espera de fazer um segundo teste”.

O responsável adianta que a instituição pretende colocar a utente – por enquanto, assintomática – noutro edifício.

As visitas de familiares, que já obedeciam a restrições pela crise pandémica, encontram-se suspensas e os utentes continuam a seguir o plano de contingência que determina, por exemplo, refeições em horários diferenciados para diminuir a concentração de pessoas no mesmo espaço.