Sociedade

Covid-19: Ourém suspende eventos e reunião de Assembleia Municipal

12 mar 2020 17:22

O Município de Ourém também não emitirá qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos para este mesmo período.

covid-19-ourem-suspende-eventos-e-reuniao-de-assembleia-municipal
Município de Ourém activou plano de contingência
Ricardo Graça

O município de Ourém decretou a suspensão imediata de todos os eventos municipais agendados até ao final do mês de Março e a Assembleia Municipal também anunciou a suspensão da reunião agendada para sexta-feira.

Todos os eventos municipais agendados até dia 31 de Março foram suspensos, respondendo às orientações emanadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), no âmbito da prevenção da propagação do Covid-19, anunciou a Câmara de Ourém.

O despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal, liderada por Luís Albuquerque revela quais os eventos em causa e afirma que “as medidas tomadas serão reavaliadas continuamente, de acordo com o evoluir da situação e com as orientações emanadas pela DGS”.

Assim, refere a nota, todas as actividades previstas na Agenda Cultural para o mês de Março de 2020 e a 1.ª Conferência de Comunicação Autárquica do Distrito de Santarém vão ser canceladas, assim como o Concerto de Música Sacra, organizado pelo Orfeão de Leiria e pela Ourearte, um espectáculo integrado no 38.º Festival de Música Sacra de Leiria e agendado para o dia 4 de Abril, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias, na Vila Medieval de Ourém.

O Município de Ourém também não emitirá qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos para este mesmo período.

O autarca sublinha que “esta suspensão não deve ser encarada com alarmismo, mas sim com a prudência e a responsabilidade que a todos se exige neste momento”.

Também o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, anunciou a suspensão da reunião extraordinária, que estava agendada para esta sexta-feira.

São também canceladas todas as reuniões de grupo da Assembleia Municipal de Ourém, nomeadamente reuniões presenciais, representação/participação em eventos, jantares e inaugurações.

A Caminhada Pela Paz 2020, prevista para 22 de março, foi reagendada para 2 de Agosto, por iniciativa da organização do evento, numa decisão justificada pelo rigoroso cumprimento das recomendações emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, anunciou ainda a Autarquia.

Em Portugal, a DGS actualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos confirmados da doença.

O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e 4.923 contactos em vigilância, mais 1.857 do que na quarta-feira. No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 637 casos suspeitos. As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e de competições desportivas.