Covid-19

Covid-19: “O vírus não é um amigo”

14 fev 2022 16:00

Ana Silva, coordenadora da vacinação do Pinhal Litoral, alerta para a toma da dose de reforço

covid-19-o-virus-nao-e-um-amigo

A coordenadora da vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Ana Silva, lança hoje um apelo para que as pessoas se vacinem e não deixem de ser imunizadas com a dose de reforço contra a Covid-19.

“O vírus não é um amigo. Não guarde para amanhã o que deve fazer hoje. Proteja-se a si e à sua família”, adianta numa nota.

A médica lembra que o “sars-CoV-2 é sem dúvida o vírus que mais marcou as nossas vidas nas últimas décadas, pois não houve outro com igual impacto na vivência do dia-a-dia, na mortalidade de população saudável e com comorbilidades e, na economia a nível mundial”.

Ana Silva salienta que “muitas pessoas morreram devido a esta infecção estimando-se, segundo estudo da Universidade de John Hopkins dos Estados Unidos da América, que no mundo tenham morrido até agora cerca de 5.886.000 de pessoas, sendo que 25% destas morreram nos países em que, por motivos vários, a vacinação está com cobertura vacinal bem abaixo da média, como Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia e México”.

Os dados da Direção-Geral da Saúde, citados pela médica, referem que em Portugal já foram infectadas cerca de 3.069.000 pessoas e registaram-se 20.500 óbitos por esta doença.

“Ainda segundo a DGS, temos actualmente cerca de 2.000.000 de pessoas com o esquema de vacinação completo e destes morreram cinco pessoas por esta infecção, sendo que, quatro tinham mais de 80 anos, e portanto seguramente tinham outros problemas de saúde”, constata Ana Silva.

A médica garante que é “inquestionável que o paradigma da infecção e da mortalidade por ela causada mudou depois do aparecimento da vacina e do início da sua inoculação na população”.

A eficácia das diferentes vacinas, “apesar de um pouco diferente, revelou-se excelente sendo que a das vacinas que actualmente estão a ser aplicadas ronda os 95%”.

“O aparecimento da nova variante Omicron levantou dúvidas quanto à eficácia, mas com o decorrer dos meses, a verdade é já inquestionável. Os casos graves de Sars-CoV-2 e de morte têm ocorrido na quase totalidade em indivíduos não vacinados”, reforça.

Número de utentes elegíveis e ainda não vacinados é de 52.148

Perante este contexto, Ana Silva apela à população que ainda não foi vacinada e aos que ainda não fizeram a terceira dose, que o façam. “Como diz o ditado velho português, ‘não guardem para amanhã o que podem fazer hoje’”.

“Todos os que estiveram infectados ou fizeram a última dose há cinco meses, podem já fazer a dose de reforço; os que não têm nenhuma dose e/ ou tiveram infectados há três meses podem iniciar a vacina de imediato”, informa.

A cobertura vacinal com a terceira dose Covid-19 na população em geral elegível é de 74.61%. 

Número de utentes elegíveis e ainda não vacinados por faixa etária. Em falta os utentes das faixas etárias dos 40 anos, mas principalmente 30 e 20 anos.
Horários dos Centros de Vacinação Covid-19 (CVC) da região
 CVC Leiria - aberto todos os dias, entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 17 horas.
CVC da Marinha Grande – funciona às terça, quinta, sábado e domingo das 9 às 17 horas.
CVC da Batalha – aberto às sexta-feiras das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
CVC de Porto de Mós – funciona às terça, quarta e sábado das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
CVC de Pombal – aberto das 9 às 11:30 horas e das 14 às 16 horas.
A partir de Março poderá haver necessidade de alterar horários e tal será oportunamente divulgado.