Covid-19

Covid-19: Novembro foi o mês com maior número de casos por dia no distrito de Leiria

3 dez 2020 17:22

Relatório da Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria evidencia um aumento de casos na segunda semana de Novembro, com uma ligeira descida na última semana

covid-19-novembro-foi-o-mes-com-maior-numero-de-casos-por-dia-no-distrito-de-leiria
Actividade da pandemia da Covid-19 na região
CDOS

A Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria divulgou hoje o boletim da pandemia da Covid-19 durante o mês de Novembro.

Segundo o documento elaborado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base em informação da Direcção-Geral da Saúde, e dos Agrupamentos de Centros de Saúde (AceS) do Pinhal Interior Norte, Pinhal Litoral e Oeste Norte, a média no mês de Novembro de novos casos foi de 91,5 casos por dia.

Esta foi a maior média desde o início da pandemia, que em Março registou 3,3, em Abril 6,3, em Maio 1,4, em Junho 9,6, em Julho 6,2, em Agosto 5,0, em Setembro 11,2 e em Outubro 28,5.

Recuperados

Segundo o boletim, em 1 de Novembro, os casos recuperados representavam 71,8% dos casos confirmados, mas em 30 de Novembro desceu para 69,8%.

Durante os 30 dias do mês verificou-se uma diminuição de 2,0% de casos recuperados, em relação ao número total de casos confirmados. O número de casos diários não está devidamente consistente durante o mês, por falta de dados por parte do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Interior (Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande).

O envio de dados por parte deste ACeS passou a ser bissemanal a partir de 15 de Novembro, o que pode ter criado alguns picos, quando esses números eram facultados.

 

Novos casos

O número de novos casos confirmados apresenta alguma estabilidade, embora crescente, na primeira quinzena do mês, onde ainda era diário o envio de dados pelo ACeS Pinhal Interior, mas a partir do início da segunda quinzena o número de casos apresenta uma tendência de aumento diário e com os picos de casos coincidentes com o envio de dados pelo ACeS Pinhal Interior.

Na generalidade, o número diário de novos casos é superior ao número diário de casos recuperados, sendo notório um crescente aumento da diferença entre os casos confirmados e recuperados.

Na última semana do mês começa a notar-se uma alteração de valores com uma tendência de aproximação, e até de superação, do número de casos recuperados em relação ao número de novos casos.

Casos activos

Os casos activos apresentam um crescimento acentuado, nomeadamente a partir da segunda quinzena do mês, mas com algum abrandamento na última semana de Novembro.

Em 1 de Novembro os casos activos representavam 25,7% dos casos confirmados. Contudo, a 30 de Novembro, o número subiu para 28,3% em relação aos casos confirmados.

Durante o mês, constatou-se um aumento de 0,6% de casos activos em relação ao total de casos confirmados.

À semelhança do verificado nos novos diagnósticos, também o número de casos activos apresenta um aumento mais significativo a partir da segunda quinzena do mês, mas com diminuições muito significativas na última semana do mês.

Como já referido anteriormente, também este parâmetro se encontra influenciado pelo não envio diário de dados por parte do ACeS Pinhal Interior.

Óbitos

Também o número de óbitos apresentou um acréscimo significativo neste mês, apresentando um total de 41 óbitos.

Em 1 de Novembro, os óbitos registados representavam 2,6% dos casos confirmados, mas em 30 de Novembro verificou-se um decréscimo para 1,9%.

De 1 a 30 de novembro, embora o número de casos confirmados tenha sofrido um acréscimo muito significativo, a percentagem de óbitos, em relação ao total de casos confirmados, baixou 0,7%.