Covid-19

#Covid 19: Novas regras na comunicação de casos  fazem subir número de mortos no distrito de 10 para 18

27 abr 2020 11:45

Último boletim da Protecção Civil Distrital dá conta de 272 casos confirmados e de 73 recuperados.

covid-19-novas-regras-na-comunicacao-de-casos-fazem-subir-numero-de-mortos-no-distrito-de-10-para-18
Dados oficiais indicam que há agora 272 casos confirmados de Covid-19 no distrito, ou seja, mais três face a ontem
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O distrito de Leiria contabiliza já 73 pessoas recuperadas da infecção por Covid-19. O dado consta do boletim mais recente da Comissão Distrital de Protecção Civil, divulgado esta manhã, que dá conta também da existência de 18 óbitos, em vez dos dez que constavam nos últimos relatórios da semana passada. Um aumento que é justificado pela alteração na forma de comunicação dos dados por parte do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA Jorge Nunes, coordenador daquele ACES, explica que, no final da semana passada, passaram a preencher “novos mapas para registo estatístico, com novas variáveis, entre as quais as mortes totais”.


Essa alteração é a explicação para que o total de óbitos no distrito tenha passado de dez, no boletim da última sexta-feira, para 18, no de sábado, com a inclusão das oito de mortes ocorridas, “desde o início da pandemia”, nos concelhos abrangidos pelo ACES do Oeste Norte (Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche). A esse número, somam-se os nove óbitos registados em Pombal e um em Porto de Mós.


Olhando para os dados do último boletim, estes indicam que o distrito tem agora 272 casos confirmados (mais três em relação a ontem). Destes, 71 são no concelho de Leiria, 60 em Pombal, 32 em Alcobaça, 27 em Alvaiázere, 26 em Caldas da Rainha, 14 na Marinha Grande, 10 em Porto de Mós e Peniche, 5 em Ansião, 4 na Batalha e em Figueiró dos Vinhos e três em Pedrogão Grande. 


Bombarral, Óbidos e Nazaré têm menos de três casos, sendo que, no caso do ACES do Oeste Norte não é disponibilizada informação desagregada quando o número de infectados no concelho é inferior a três. Castanheira de Pera continua sem qualquer caso confirmado de Covid-19.


Os dados da Comissão Distrital de Protecção Civil revela ainda que o número de recuperados subiu para 73 (mais dois face a ontem), com Pombal a registar o maior número (19), seguido de Leiria (17), de Caldas da Rainha (14) e de Marinha Grande (10).

 
Em Ourém, o último relatório da situação epidemiológica, divulgado ontem à tarde, dava conta de 34 casos confirmados e 17 recuperados, mantendo-se os mesmos números do dia anterior.