Sociedade

Covid-19: Médicos e enfermeiros ainda não procuraram apoio para filhos menores

16 mar 2020 19:25

Escola Correia Mateus recebeu cinco contactos, mas não tem inscritos

covid-19-medicos-e-enfermeiros-ainda-nao-procuraram-apoio-para-filhos-menores
Escola Correia Mateus foi referenciada pelo Ministério da Educação
Ricardo Graça

A escola referência do concelho de Leiria indicada pelo Ministério da Educação para receber filhos de trabalhadores de serviços especiais não registou qualquer inscrição.

O Ministério da Educação anunciou hoje a lista de escolas que servirão refeições aos alunos no escalão A que as solicitem e os estabelecimentos de ensino disponíveis para receber os educandos dos trabalhadores de serviços especiais, nomeadamente filhos de pessoal hospitalar e emergência.

Anabela Graça, vereadora da Educação, revela que que contactou com o director da Escola Dr. Correia Mateus, em Leiria, que revelou só ter tido cinco contactos no dia de hoje.

Dos cinco contactos, apenas dois se enquadravam nesta medida, uma vez que os outros três tinham idades para frequentar a creche e “essa resposta terá de ser dada pela Segurança Social”, explica a vereadora.

Os pais das outras duas crianças, de 6 e 10 anos, fizeram o contacto, mas “não realizaram a inscrição”, referindo ao diretor que “iriam a analisar” a oferta, acrescenta ainda Anabela Graça, ao justificar a escolha daquele agrupamento pela “proximidade ao hospital de Leiria”.

A responsável diz ainda que, apesar desta escola ser também referência para a disponibilização de refeições aos alunos da acção social no escalão A, o Município de Leiria tem todos os estabelecimentos de ensino do concelho do pré-escolar e 1.º ciclo disponíveis para fornecer os almoços através de take way.

“Todos os alunos do concelho do escalão A, que queiram usufruir das refeições, podem inscrever-se na plataforma e os encarregados de educação fazem o levantamento das mesmas na respectiva escola. Hoje tivemos seis solicitações”, refere a vereadora da Educação.

Anabela Graça informa que o Município de Leiria tem 836 alunos no escalão A da acção social.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para quarta-feira, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de protecção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as actividades lectivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

O Governo também anunciou hoje o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham que se deslocar por razões profissionais.