Covid-19

Covid-19: Maiores de 80 e pessoas com patologias começaram hoje a ser vacinadas em Leiria

12 fev 2021 13:03

Estádio Municipal de Leiria transformado em centro de vacinação para cerca de 200 utentes

covid-19-maiores-de-80-e-pessoas-com-patologias-comecaram-hoje-a-ser-vacinadas-em-leiria
Vacinação de idosos arrancou hoje em Leiria
Ricardo Graça

Os camorotes VIP e a zona presidencial do estádio foram transformados numa unidade de vacinação num projeto piloto, que arrancou hoje com a vacinação a 204 utentes da Unidade de Saúde Familiar D. Diniz com mais de 80 anos e a maiores de 50 anos com patologias definidas na norma da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Mais de 200 idosos estão a ser vacinados contra a Covid-19 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, na primeira fase do projecto-piloto, lançado em Leiria.

Aos 99 anos, Maria José Pereira não queria tomar a vacina, por medo. “Para quê? Nunca apanhei nenhuma. E na minha idade há que ter medo”, conta a idosa, garantindo que não lhe "custou nada" a administração da vacina.

Acompanhada pela filha, a idosa revela que nem medicamentos toma, à excepção de “um para as dores”, porque a fractura do fémur deixou mazelas.

“Toda a vida trabalhei e ainda hoje faço o meu almoço e as coisas em casa”, orgulha-se.

Já para a filha, Florinda Pereira, a inoculação da mãe é uma preocupação a menos, pois, como tem de ir trabalhar, tem sempre “receio” de transmitir o vírus.

Ana Silva, coordenadora da vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral entende que este é “um passo importante”, porque se trata de um grupo etário “que tem sido a maior vítima desta pandemia”.

“Muitas destas pessoas vivem sozinhas necessitando do apoio da família, que tem de ir para os seus empregos e que ao fim do dia prestam cuidados aos pais em casa. A vacinação deste grupo etário é uma lufada de ar fresco. Estes idosos estarem vacinados é um sossego para as famílias, que começam a ir a casa dos pais sem medo de os contaminar”, acrescenta .

Apesar de salientar a importância de manter todos os cuidados com a utilização da máscara e distanciamento, Ana Silva afirma que a partir de agora os encontros serão “mais descontraídos e com menos ansiedade”.

Para Ana Silva, a capacidade de vacinação do ACeS é grande, pelo que estão “preparados” para continuar a vacinação em todos os concelhos do Pinhal Litoral. “Não podemos controlar a falta de vacinas. Mas à medida que as vacinas vão chegando serão consumidas semanalmente

Até esta quinta-feira, o ACeS Pinhal Litoral já vacinou cerca de 7.000  pessoas. “Por vezes, temos a vacinação programada e avisam-nos de manhã que temos um idoso com febre. Imediatamente a vacinação desse lar é suspensa.”

O modelo utilizado hoje no estádio será “para replicar noutros concelhos”, cuja vacinação ser irá iniciar “assim que as vacinas cheguem”.

Ana Silva revelou ainda que a vacina da AstraZeneca começará a ser administrada na próxima segunda-feira a 240 bombeiros do ACeS Pinhal Litoral, menores de 65 anos.