Covid-19

Covid-19: Leiria com recolher obrigatório às 13 horas ao fim-de-semana

7 jan 2021 18:45

Ansião e Figueiró dos Vinhos figuram entre os concelhos de risco extremamente elevado

covid-19-leiria-com-recolher-obrigatorio-as-13-horas-ao-fim-de-semana
Ao fim-de-semana, a partir das 13 horas, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio
Ricardo Graça

O concelho de Leiria atingiu mais de 480 casos por 100 mil habitantes, colocando-o entre os territórios de risco muito elevado.

Segundo a avaliação de hoje do Conselho de Ministros, acompanham Leiria nesta classificação os concelhos de Alcobaça, Alvaiázere, Batalha, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós e Ourém (distrito de Santarém).

Em risco extremamente elevado, a mais alta classificação, estão Ansião e Figueiró dos Vinhos.

Nestes concelhos, a partir desta sexta-feira, às 00:00 horas, o patamar de medidas restritivas à circulação passa a ser mais restrito.

Assim, passa a ser proibida a circulação na via pública entre as 23 e as 5 horas, nos dias úteis.

Aos sábados e domingos, esta proibição vigora a partir das 13 horas, salvo para as situações devidamente justificadas, não sendo permitida circulação entre concelhos.

Os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, excepto se do mesmo agregado familiar.

Relativamente ao comércio, o Governo decretou o encerramento aos fins-de-semana a partir das 13 horas e abertura a partir das 8 horas, com excepção de farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares, com porta para a rua até 200 metros quadrados, e bombas de gasolina.

Também ao fim-de-semana, a partir das 13 horas, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio, enquanto durante a semana têm de encerrar até às 22:30, sendo as 22 horas o limite para os restantes estabelecimentos, salvo as excepções previstas.

“Por esse motivo, após a entrada em vigor destas medidas, o Município de Leiria vai reactivar aos sábados e domingos o Programa Leiria no Prato, que consiste num serviço gratuito de entrega ao domicílio de refeições, com o objetivo de apoiar a restauração do concelho”, anunciou Gonçalo Lopes, presidente do Município de Leiria, numa comunicação divulgada na página do facebook da autarquia.

A Câmara vai também abrir as candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial para pequenas empresas do concelho que viram a sua faturação reduzida pela pandemia, a partir do dia 11.

“Apesar de o horizonte ser de esperança com a chegada da vacina ao nosso País, ainda não podemos levantar a guarda perante esta pandemia que tanto dano tem causado à nossa sociedade. Ainda que nos obriguem a um enorme sacrifício, as medidas agora decretadas são fundamentais para defender a nossa população e evitar o colapso do sistema de saúde, nomeadamente do hospital de Leiria”, sublinhou o autarca.

Gonçalo Lopes apelou ainda à união de todos na “protecção dos membros da nossa comunidade em situação de maior fragilidade, em especial a população mais envelhecida”.

A situação piorou para quase todos os concelhos do distrito de Leiria.

Bombarral e Nazaré passam a risco elevado.

Apenas Castanheira de Pera ficou no risco moderado.

Classificação de risco
Em Novembro, o executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão: moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). As listas podem ser consultadas em www.covid19estamoson.gov.pt.