Covid-19

Covid-19: Lar residencial da Cercilei tem os 12 utentes infectados

14 jan 2021 11:19

Por precaução, vão ser testadas cerca de 100 pessoas, entre utentes e funcionários, de outras valências da instituição de Leiria, que funcionam separadas do lar mas com alguns serviços comuns.

covid-19-lar-residencial-da-cercilei-tem-os-12-utentes-infectados
Casos foram detectados no lar residencial da Cercilei
Jacinto Silva Duro
Maria Anabela Silva

O lar residencial de Leiria da Cercilei, localizado no Vale Sepal, tem os 12 utentes infectados com Covid-19. Três das cinco funcionárias que prestam serviço no espaço também testaram positivo.

Segundo Cristina Meireles, presidente da instituição, os utentes estão “praticamente todos” assintomáticos, havendo uma situação que necessitou de hospitalização. “A utente encontra-se ainda internada, mas, pelas informações que temos, está estável”, adianta a dirigente.

“Por precaução”, os utentes das valências educacional e do centro de actividades ocupacionais, que funcionam no edifício-sede da Cercilei, nos Pinheiros, hoje não foram à instituição e amanhã serão testados, assim como os funcionários destas valências.

“Embora as valências estejam separadas fisicamente, há serviços comuns. Por exemplo, um utente do lar é funcionário da instituição e uma auxiliar que, maioritariamente, fazia trabalho no lar, também faz serviço de transporte noutras valências”, explica Cristina Meireles, adiantando que serão testadas cerca de 100 pessoas.

Segundo a dirigente, este é o primeiro surto na instituição, onde, até agora, tinha havido apenas “alguns casos pontuais, controlados a tempo graças, sobretudo, ao grande sentido de responsabilidade das famílias”, com a transmissão “atempada” de informação.

“Esta situação foi um murro no estômago. Estávamos a trabalhar com segurança e alguma tranquilidade e agora aconteceu, sem sabemos como. Mas não há alarmismo. Estamos a seguir todas as indicações da Direcção-Geral da Saúde”, diz a responsável da Cercilei.Covid-19: Lar residencial da Cercilei  tem os 12 utentes infectados