Covid-19

Covid-19: Lar de Alvaiázere tem quase todos os utentes infectados

1 abr 2020 15:52

Dos 27 idosos apenas dois testaram negativo

covid-19-lar-de-alvaiazere-tem-quase-todos-os-utentes-infectados
Existem 34 infectados no lar em Maçãs de D. Maria
DR

Um lar de Alvaiázere tem 25 dos 27 utentes infectados com o novo coronavírus, assim como nove colaboradores, revela o Município na sua página oficial, ao informar que foi activado o Plano Municipal de Emergência.

“Dos 44 testes efectuados a utentes e colaboradores da instituição, determinou-se a infecção de 25 idosos (registando-se que apenas dois apresentaram testes negativos), e de nove colaboradores, de um total de 17”, informa a mesma nota, ao revelar que o resultado dos testes efectuados na sexta-feira foram conhecidos hoje.

O Município de Alvaiázere acrescenta que procedeu à activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, “depois de se detectar uma infecção generalizada no lar Solar Dona Maria, no lugar de Carvalhal, freguesia de Maçãs de Dona Maria, diagnosticada após os resultados dos testes promovidos pela autarquia e cujos resultados foram remetidos para as autoridades de saúde”.

Com vista a “atenuar os impactos inevitáveis deste surto, aparentemente ainda localizado”, a autarquia liderada por Célia Marques garantiu a prestação de serviços de enfermagem, “para assegurar os devidos cuidados aos utentes da instituição, agradecendo-se, desde já, a todos os enfermeiros que se disponibilizaram para este efeito”.

Foi ainda cedido equipamento de proteção individual a todos os profissionais da instituição, de forma a garantir a sua segurança e efetuados contactos com a ACREDEM – Associação Social Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de Dona Maria para garantir as refeições a todos os utentes do lar.

A Câmara disponibilizou também alojamento para utentes e profissionais e instalou um hospital de campanha no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere, com 30 camas, 20 das quais articuladas, com condições de conforto e salubridade, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia e de várias instituições particulares de solidariedade social. 

A autarquia recomenda a adoção de todas as práticas com vista à redução da propagação da doença, sendo de especial importância o isolamento social de todos os cidadãos, podendo estes aceder aos serviços de abastecimento de alimentos e de medicamentos, que estão a ser promovidos pelas juntas de freguesia e pelo Município.