Covid-19

Covid-19: Intensidade da pandemia passa de moderada a reduzida em Portugal

2 out 2021 10:01

Há diminuição da pressão sobre os serviços e da mortalidade associada à doença

covid-19-intensidade-da-pandemia-passa-de-moderada-a-reduzida-em-portugal
Tendência decrescente da incidência de infecções em todas as regiões do País
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A intensidade da pandemia de Covid-19 em Portugal passou de moderada a reduzida, o que se reflecte na diminuição da pressão sobre os serviços de saúde e da mortalidade associada à doença, adiantaram ontem ao fim do dia as autoridades de saúde.

“A análise dos diferentes indicadores revela uma actividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade reduzida, com tendência decrescente a nível nacional, assim como uma reduzida pressão nos serviços de saúde e impacto na mortalidade com tendência decrescente”, refere o relatório das “linhas vermelhas” citado pela Lusa.

Segundo a análise de risco semanal da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a incidência de novas infecções por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, está agora nos 98 casos, com tendência decrescente a nível nacional.

Quanto ao índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus, informa a mesma fonte, apresenta um valor inferior a 1, indicando também uma tendência decrescente da incidência de infecções por SARS-CoV-2 a nível nacional - 0,89 - e em todas as regiões.