Covid-19

Covid-19: distrito acorda com 15 novas infecções confirmadas

19 jun 2020 09:34

Situação no Lar de Aljubarrota, Alcobaça, contribui para o engrossar do número de infectados

covid-19-distrito-acorda-com-15-novas-infeccoes-confirmadas
Novos casos em Alcobaça continuam a surgir
Ricardo Graça

O distrito de Leiria acordou com 15 novos casos de infecções confirmadas por Covid-19, de acordo com o relatório de hoje do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), com dados validados às 00:05 horas desta sexta-feira, dia 19.

Para este aumento contribui sobretudo o aparecimento de novos casos em Alcobaça, devido à situação no Lar de Aljubarrota. Este concelho é agora o que mais infecções regista no distrito desde Março: um total de 102, mais oito do que ontem.

O boletim do CDOS refere 38 recuperados no concelho, número que coincide com o divulgado por Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, que aponta a existência de duas mortes. Os casos activos são, portanto 62.

“Infelizmente, estes números, já de si bastante significativos, agravar-se-ão amanhã [hoje], dados os reportes que hoje mesmo surgiram relativamente a novos casos positivos”, escreveu Paulo Inácio na sua página de facebook ontem à noite.

“Fizemos hoje [ontem] sete testes a funcionários do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, em virtude de uma utente desse serviço ter sido internada no Hospital Santa Maria por ter acusado positivo”.

“A situação vivida na Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, e não só, vai carecer de um acompanhamento e de uma análise epidemiológica rigorosa e permanente durante várias semanas, nomeadamente através de entrevistas pelas autoridades de Saúde aos trabalhadores, aos seus familiares e aos contactos sociais e naturais que estes tiveram com terceiros nos últimos dias”, adianta o autarca.

Segundo o boletim do CDOS, estão em vigilância no concelho de Alcobaça 91 pessoas.

Para os 15 novos casos registados no distrito nas últimas 24 horas contribuem igualmente os cinco surgidos em Caldas da Rainha, que passa agora a contabilizar um total de 91, o que o coloca em segundo lugar. Destes, estão activos 57.

Leiria é o segundo concelho com mais infecções registadas desde Março: 98, mais uma do que ontem. Conta 88 recuperados.

Pombal é o quarto concelho com mais casos contabilizados: 83. Considerando que já estão recuperados 58 doentes e que houve dez mortes, há 15 casos activos.

Este é, aliás, o concelho com mais mortes por Covid-19, que no distrito totaliza 29 à data de hoje (o mesmo número desde segunda-feira). O boletim do CDOS aponta ainda cinco em Alvaiázere e três em Caldas da Rainha.

Este relatório, que se baseia em dados fornecidos pelas autoridades de saúde pública nos agrupamentos de centros de saúde do distrito de Leiria, segue as orientações da Direcção-Geral da Saúde e não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções relacionadas com a Covid-19 quando o número é inferior a três, por questões de confidencialidade.