Sociedade

Covid-19: Câmara de Alvaiázere cria Fundo Municipal de Emergência para famílias e empresas

1 mar 2021 11:34

O pedido de apoio é feito através de formulário próprio disponível na página oficial do município

covid-19-camara-de-alvaiazere-cria-fundo-municipal-de-emergencia-para-familias-e-empresas
Município assume apoios a quem perdeu rendimento
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Alvaiázere aprovou a constituição de um Fundo Municipal de Emergência, para apoiar famílias e empresas em situação de vulnerabilidade social e económica no contexto da pandemia da Covid-19.

O apoio às famílias consiste na atribuição de uma prestação pecuniária única, correspondente ao valor despendido com um conjunto de despesas domésticas, como rendas, água, electricidade, creches, efectuadas no período de confinamento, informa a autarquia numa nota de imprensa.

Os beneficiários deste apoio terão de comprovar que sofreram uma redução igual ou superior a 25% do seu rendimento mensal durante a declaração de pandemia.

O Município de Alvaiázere também criou uma linha de apoio excepcional às empresas, ao abrigo do Programa Alvaiázere+, que apoia e dinamiza o tecido empresarial local.

Segundo a câmara, esta medida foi pretende dar resposta, essencialmente, às micro e pequenas empresas com actividade no concelho, nos sectores mais afectados pela pandemia, nomeadamente restauração e similares, comércio e serviços.

Este apoio está disponível às empresas que tiveram quebras de 50% na facturação e que possuam até três trabalhadores e um volume de negócios até 180 mil euros ou, tendo quatro ou mais trabalhadores, apresentem um volume de negócios inferior a 350 mil euros, refere a mesma nota de imprensa.

Os apoios serão concedidos sob forma de um subsídio não reembolsável de 1.200 euros para as empresas com três ou menos trabalhadores, e de 2.400 euros, para as empresas com quatro ou mais trabalhadores.

O pedido de apoio é feito através de formulário próprio disponível na página oficial do município (www.cm-alvaiazere.pt).