Sociedade

Costa Pinto dá conferência em Porto de Mós sobre Guerra Colonial

29 set 2023 09:00

Sessão realiza-se esta sexta-feira, dia 29, e está na inserida no ciclo de conferências sobre os 50 anos do 25 de Abril, promovido pelo município.

costa-pinto-da-conferencia-em-porto-de-mos-sobre-guerra-colonial
António Costa Pinto é investigador da Universidade de Lisboa
DR

“A Guerra Colonial em contexto internacional e o fim do regime” é o tema da conferência que o politólogo e investigador António Costa Pinto vai proferir esta sexta-feira, dia 29, em Porto de Mós.

O encontro decorrerá no auditório da Central das Artes, pelas 21 horas, e integra o ciclo de conferências intitulado Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?, promovido pelo município no âmbito do cinquentenário da Revolução dos Cravos.

António Costa Pinto é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor de Ciência Política na Universidade Lusófona.

Este ciclo de conferências, por onde já passaram o almirante Gouveia e Melo, o ex-ministro Luís Amado e os historiadores Irene Pimental, Fernando Rosas e Pacheco Pereira, pretende incentivar o debate entre a população e os investigadores convidados, sobre as formas de controlo social, repressão e censura utilizadas pelo Estado Novo.

Estão ainda previstas sessões com o ex-ministro Paulo Portas e a comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.