Sociedade

Costa lembra vítimas de Pedrógão Grande quando passam seis anos sobre a tragédia

17 jun 2023 16:00

Primeiro-ministro refere que uma homenagem acontecerá em data a escolher pela autarquia

costa-lembra-vitimas-de-pedrogao-grande-quando-passam-seis-anos-sobre-a-tragedia
Assinalam-se hoje seis anos desde os incêndios que deflagraram em Pedrógão Grande
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O primeiro-ministro evocou hoje a memória das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, em 2017, no dia em que passam seis anos sobre a tragédia, indicando que uma homenagem acontecerá em data a escolher pela autarquia.

“Não há ano que passe que nos faça esquecer a tragédia dos incêndios de 2017. Curvemo-nos perante a memória das vítimas e expressemos sempre respeito pela dor das famílias”, afirma o primeiro-ministro num conjunto de mensagens divulgadas no Twitter em que recorda a tragédia que provocou a morte de 66 pessoas.

O primeiro-ministro aponta igualmente que “a memória deve acima de tudo reanimar a determinação de prosseguir o trabalho de reforma estrutural da floresta e de recordar o dever de todos” prevenir o risco de incêndio.

António Costa refere-se ainda ao memorial de homenagem às vítimas dos incêndios de 2017, da autoria do arquitecto Souto Moura, que foi aberto ao público na quinta-feira, sem cerimónia oficial de inauguração.

“Concluída esta semana a obra projectada por Eduardo Souto Moura, em data a escolher pela Câmara Municipal e de acordo com as famílias, aí devemos homenagear permanentemente os que perdemos”, salientou o chefe de Governo.

Na quinta-feira, a Infraestruturas de Portugal anunciou a abertura ao público do Memorial às Vítimas dos Incêndios de 2017.

O memorial está localizado junto à Estrada Nacional 236-1, na zona de Pobrais, Pedrógão Grande, e é constituído por um lago e um muro que tem inscrito o nome das 115 vítimas dos incêndios florestais de Junho e Outubro de 2017.

Hoje assinalam-se seis anos desde os incêndios que deflagraram em 17 de Junho de 2017 em Pedrógão Grande, e que alastraram a concelhos vizinhos, provocando a morte de 66 pessoas, além de ferimentos noutras 253, sete das quais graves. Os fogos destruíram também cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.

A maioria das vítimas mortais foi encontrada na Estrada Nacional (EN) 236-1, que liga Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, junto à qual foi erguido o memorial.

Em Outubro do mesmo ano, outros incêndios na região Centro provocaram 49 mortos e cerca de 70 feridos, registando-se ainda a destruição, total ou parcial, de cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.