Sociedade

Coruja-do-mato juvenil resgatada em Colmeias, Leiria, pela GNR

27 mai 2022 14:09

Militares não conseguiram identificar o ninho de onde terá caído

coruja-do-mato-juvenil-resgatada-em-colmeias-leiria-pela-gnr
Animal foi reconduzido para um centro de recuperação, pela Ecoteca de Porto de Mós
GNR

Um juvenil de coruja-do-mato, Strix aluco, foi ontem, dia 26 de Maio, recolhida na localidade de Colmeias, concelho de Leiria, pelo Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA) do Comando Territorial de Leiria da GNR.

Após o alerta de um popular, os elementos do NPA recolheram a ave, que se encontrava no chão, não tendo sido possível localizar o seu ninho.

O animal foi entregue na Ecoteca do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), em Porto de Mós, para posterior encaminhamento para Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Montejunto, refere uma nota da força de segurança.

"A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas."

Coruja-do-mato

A coruja-do-mato é residente em Portugal e o seu canto pode ser ouvido durante todo o ano (embora com menos frequência no final do Verão). A espécie distribui-se de norte a sul do país, mas a sua abundância varia fortemente de umas zonas para outras, sendo mais frequente na metade sul do País