Sociedade

Controlo costeiro apreende mais de 150 quilos de polvo na Nazaré

5 jan 2023 17:17

Militares aperceberam-se de fuga à lota

controlo-costeiro-apreende-mais-de-150-quilos-de-polvo-na-nazare
GNR identificou mestre da embarcação, que transportava pescado sem passar pela lota
GNR

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu 154 quilos de polvo-vulgar, no Porto de Pesca da Nazaré.  

No decorrer de uma acção de fiscalização, esta quarta-feira, que visava o controlo de descargas de pescado das embarcações da pesca, os militares da Guarda constataram o desembarque e transporte de pescado directamente para um veículo, sem o sujeitar ao regime de primeira venda de pescado fresco, configurando uma contra-ordenação de fuga à lota, motivo que levou à sua apreensão.

No decorrer da acção policial foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 30 anos, e elaborado um auto de contra-ordenação, cuja coima pode ascender aos 1.500 euros, refere uma nota de imprensa.

O pescado foi transportado para a lota da Nazaré para ser sujeito ao regime de primeira venda em lota, pelo sistema de leilão obrigatório, de forma a preservar um mecanismo regulador de preços neste sector, ao mesmo tempo que se garante o cumprimento das quotas de captura para a sustentabilidade das espécies e o controlo higieno-sanitário do pescado.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito pelas medidas mínimas de captura, cujo objectivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.