Sociedade

Consumidores das zonas afectadas pelos incêndios com direito a desconto na factura da água

26 jul 2022 16:32

Proposta foi aprovada esta terça-feira em reunião da Câmara Municipal de Leiria, com a abstenção dos vereadores do PSD

consumidores-das-zonas-afectadas-pelos-incendios-com-direito-a-desconto-na-factura-da-agua

Os habitantes das freguesias do concelho de Leiria afectados pelos incêndios, há duas semanas, vão poder beneficiar de um desconto na factura da água, ao abrigo de uma medida aprovada esta terça-feira, 26 de Julho, pela maioria do executivo municipal. Os vereadores social-democratas abstiveram-se.

Segundo a proposta, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, os descontos poderão chegar a cerca de 4.000 consumidores das freguesias de Maceira, Caranguejeira, Milagres, e União de Freguesias de Colmeias e Memória e União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista.  Para os clientes com serviço de água e saneamento o abatimento poderá chegar aos 17,00 €, enquanto que os consumidores apenas com serviço de água beneficiarão de um desconto de 9,00 €. No total, a medida pode ter impacto directo nos resultados dos SMAS de Leiria no valor de 68 mil euros.

Sendo uma situação de cariz excepcional, para que os descontos sejam atribuídos, é necessário que os consumidores façam um requerimento junto dos SMAS. Depois, será feita a confirmação do local de consumo em zona afetada, segundo a indicação do Serviço Municipal de Proteção Civil, culminando com a aferição do desconto a atribuir, esclarece a medida hoje aprovada.

Os vereadores do PSD abstiveram-se na votação e apresentaram uma proposta alternativa para que a atribuição do apoio aos munícipes devia ser “automática, partindo da média de consumo dos últimos três meses”.