Sociedade

Construção da ETES do Lis continua por adjudicar

9 dez 2016 00:00

Contrato de financiamento foi assinado há dois anos.

construcao-da-etes-do-lis-continua-por-adjudicar-5534
Maria Anabela Silva

Há dois anos era assinado o contrato de financeiro para a construção da ETES do Lis, que previa um apoio de nove milhões de euros a fundo perdido para a execução da obra. Entretanto, foi feito um concurso público, que terminou com a aceitação de uma proposta, mas a obra continua por adjudicar e... por fazer.

O arrastar do processo pode pôr risco não só aquele financiamento, uma vez que os trabalhos terão de estar concluídos até Junho de 2018, mas também outros mecanismos de apoio à concretização da obra.

“No âmbito dos instrumentos geridos pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural não existe qualquer outra possibilidade de assegurar o financiamento em causa”, garante uma fonte oficial do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

A mesma fonte adverte ainda que “o atraso na realização do investimento conduzirá inabalavelmente à anulação da concessão do apoio”, frisando que se trata de “um financiamento que esteve disponível ao longo de, pelo menos, 15 anos no âmbito do QCA III e do PRODER”.

David Neves, presidente da Recilis (empresa que detém a 100 por cento a Valoragudo, a entidade promotora do concurso), acredita, no entanto, que este “é um processo sem retorno”. O dirigente confirma que a obra ainda não está adjudicada e que existe apenas uma proposta aceite no âmbito do concurso público.

Segundo diz, estão a ser feitos “ajustes ao projecto para que este seja sustentável do ponto de vista económico”, com a introdução de “alguns aportes que tragam mais-valias e possam ajudar a reduzir a tarifa”.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.