Sociedade

Constituintes recebem hoje diploma de deputado honorário

14 abr 2016 00:00

Entre os distinguidos, estarão Álvaro Órfão, Francisco Oliveira Dias, Tomás Oliveira Dias, António Aires Rodrigues, Luís Kalidás Barreto, Pedro do Canto Lagido e Abílio Lourenço, os deputados constituintes eleitos por Leiria ainda vivos.

constituintes-recebem-hoje-diploma-de-deputado-honorario-3736

Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem, esta quinta-feira, o diploma de deputado honorário.

A iniciativa decorre no âmbito das iniciativas propostas pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para assinalar os 40 anos da Constituição.

Segundo o Observador, o primeiro a ser distinguido por uma comitiva composta por Ferro Rodrigues e os restantes membros da Mesa da Assembleia da República será Mário Soares, numa cerimónia privada, à qual se segue, às 12h00, uma sessão pública no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa, que também receberá o título de deputado honorário.

Já da parte da tarde, pelas 17 horas, no Parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

Entre os homenageados estarão Álvaro Órfão, Francisco Oliveira Dias, Tomás Oliveira Dias, António Aires Rodrigues, Luís Kalidás Barreto, Pedro do Canto Lagido e Abílio Lourenço, os constituintes eleitos por Leiria ainda vivos,

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.

 

 

Os deputados constituintes eleitos por Leiria:

Francisco Oliveira Dias, CDS, médico, Leiria

Tomás Oliveira Dias, PPD, advogado, Leiria (foi substituído por José Manuel Burney*, engenheiro químico da Marinha Grande)

António Aires Rodrigues, PS, electricista , Marinha Grande (foi substituído por Pedro do Canto Lagido, engenheiro químico na Marinha Grande)

Luís Kalidás Barreto, PS, técnico de contas, Castanheira de Pera

Álvaro Órfão, PS, enfermeiro, Marinha Grande

Abílio Lourenço, PPD, torneiro mecânico, Leiria

Já falecidos

José Manuel Ferreira, PPD, mecânico automóvel, Bombarral

Amílcar Pinho, PS, farmacêutico e professor primário, Pombal

José Ferreira Júnior, PPD, médico, Leiria

Vasco da Gama Fernandes, advogado, Leiria

José Gonçalves Sapinho, PPD, director do Externato Cooperativo da Benedita, Alcobaça

Joaquim Campinos